MDS amplia lista de veículos e equipamentos que podem ser comprados com verba do Suas


Crédito: Prefeitura de Feliz Natal

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou uma lista atualizada dos equipamentos, materiais permanentes e veículos que podem ser adquiridos com recursos transferidos pelo órgão. O novo rol padronizado está disponível nos anexos da Portaria 104/2024, publicada na terça-feira, 18 de junho.

De acordo com as regras, os itens em questão devem ser destinados às entidades de Assistência Social e aos equipamentos públicos para a execução dos serviços, programas e projetos socioassistenciais. Em conformidade com o disposto na Portaria MDS 580/2020, a normativa trata das transferências de recursos, na modalidade fundo a fundo, oriundos de emenda parlamentar, de programação orçamentária própria e outros indicados no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

É importante destacar que a normativa traz uma novidade em relação aos Entes que estão em situação de emergência ou calamidade ou que tenham necessidade de atendimento a migrantes no âmbito do Suas. Para esses casos, os itens adquiridos deverão ser incorporados nos serviços nacionalmente tipificados da Proteção Social Especial.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que, como todo recurso público, deve-se considerar o princípio de coerência e a lógica de justificativa, entre o objeto e a finalidade do que se pretende executar com os recursos federais visando um melhor atendimento nas unidades da assistência social.

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas – Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá – Mato Grosso – CEP 78049-938

Fonte: amm

Anteriores Janaina Riva faz homenagem a 20 servidores do estado de Mato Grosso
Próxima Polícia de SP abre investigação contra Rubinho Nunes por tentar abrir CPI sobre padre Júlio Lancellotti