“O Exército chinês está pronto para trabalhar em conjunto com o Exército russo para implementar plenamente o consenso alcançado pelos líderes dos dois Estados para fortalecer ainda mais a coordenação estratégica e a comunicação“, disse Tan Kefei.
Além disso, o Exército chinês está pronto para cooperar com o Exército russo para fortalecer ainda mais a confiança mútua na esfera militar, manter a paz e a segurança regionais, implementar iniciativas de segurança global, bem como está pronto para defender a justiça internacional.
“As relações não são a aliança político-militar que existiu durante a Guerra Fria, elas superam esse modelo de relações estatais“, sublinhou o porta-voz do Ministério da Defesa chinês.
Segundo ele, as relações sino-russas são de natureza não alinhada a blocos, não conflituosas e não seletivas a terceiros.
MD chinês também acrescentou que os exercícios navais conjuntos da Federação da Rússia, da China e do Irã, contribuíram positivamente para proteção e segurança marítima, paz regional e estabilidade.
“Os exercícios passados aumentaram a capacidade das forças navais chinesas, iranianas e russas de realizar em conjunto várias tarefas militares no mar”, disse Tan Kefei.
Rússia, China e Irã realizaram o exercício naval trilateral Maritime Security Belt-2023, que ocorreu de 15 a 18 de março, no mar Arábico, perto do porto iraniano de Chakhbehar.
Fonte: sputniknewsbrasil