Recheada de novidades, a 22ª edição da Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) irá premiar curtas-metragens em 11 categorias na Mostra Competitiva, que ocorre de 27 de setembro a 01 de outubro no Teatro da UFMT. Isso significa que os escolhidos pelos júris técnico e popular, entre os 45 selecionados, irão receber prêmios que variam entre serviços, capacitações e valor em dinheiro, além do Troféu Maual — desta vez, obra exclusiva da artista Ludmila Brandão.
“Pela primeira vez, a MAUAL vai entregar a todos os ganhadores um conjunto de benefícios que contribuem para o desenvolvimento e a profissionalização do nosso audiovisual. Um feito que só é possível graças ao apoio de vários parceiros, escolas de cinema, cineastas, produtoras locais e de outros estados, que acreditam na importância de investir em produções e realizadores independentes e universitárias para o futuro de uma cena potente, cada vez mais criativa, com histórias e olhares diversos. E esse ano, o troféu também será especial: esculturas feitas por uma ceramista talentosíssima, a artista e professora Ludmila Brandão”, afirma Letícia Capanema, supervisora do Cineclube Coxiponés e coordenadora da 22ª MAUAL.
Estão entre os prêmios e parceiros da iniciativa, serviços de pós-produção e diárias em aluguel de equipamentos pelas produtoras Paralelo 15, Mistika, Infinity e Môlera filmes, bolsas de estudo e consultorias pela Academia Internacional de Cinema (AIC), Associação Brasileira de Cinematografia (ABCine), pelo Centro Cultural b_arco e pelo cineasta Joel Pizzini.
As produções serão premiadas em 11 categorias: melhores curtas brasileiros de Ficção, Experimental e Documentário nas modalidades Universitário e Independente; Melhor Curta “Hermano”, originário de outros países latino-americanos; Melhor Curta Curtíssimo, obra de até cinco minutos de duração; e Melhor Curta Mato-grossense. Estes serão escolhidos pelo júri oficial. Já o júri popular premiará os melhores curtas Independente e Universitário, entre todos os selecionados.
A Mostra Competitiva integra uma programação extensa e totalmente gratuita de oficinas, painéis, debates, shows e exibições presenciais e virtuais. Neste ano, a 22ª MAUAL também terá a Mostra Paralela, sem caráter competitivo, que exibe mais 35 produções pelo canal do Cineclube Coxiponés no Youtube. Ao todo, foram selecionados 80 curtas-metragens universitários e independentes de documentário, ficção e experimentais.
Prêmio Maual Lab
As premiações da Mostra Competitiva não são o único meio de incentivo da produção audiovisual na Maual. Sua mais nova frente de atuação, a Maual Lab, iniciativa em parceria com o Sebrae-MT, também selecionou oito projetos audiovisuais do estado para receberem consultorias com profissionais renomados no Brasil.
Os selecionados ainda concorrem ao Prêmio Maual Lab, um pacote de serviços para realização da obra audiovisual nas etapas de produção e pós-produção. O ganhador será escolhido em uma sessão de Pitching aberta ao público no dia 30 de setembro, no período vespertino, também no Teatro da UFMT.
Fonte: ufmt