MAUAL recebe a marca histórica de 325 filmes


A chamada para a Vigésima Segunda Edição da Mostra de Audiovisual Universitária e Independente da América Latina (MAUAL) encerrou alcançando a marca histórica de 325 filmes recebidos, valor três vezes maior que o do ano anterior. São curtas-metragens de 24 estados brasileiros, além de 18 filmes estrangeiros de 7 países (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador e Peru). A participação de curtas mato-grossenses é também expressiva, com 47 trabalhos inscritos, sendo mais da metade de produção universitária. Números recordes que marcam uma longa trajetória de atuação da Mostra em MT, no Brasil e na América Latina.

Segundo a supervisora do Cineclube Coxiponés e programadora da Mostra, professora Letícia Capanema, o aumento expressivo nas inscrições foi resultado de um intenso trabalho de divulgação e internacionalização da Mostra, que neste ano conta com parceiros importantes como o Sebrae-MT e a produtora executiva Danielle Bertolini.

“Estamos contentes com a crescente projeção da Maual no cenário brasileiro e latino-americano. Nossa expectativa é realizar uma edição histórica, com uma programação rica e diversa, capaz de expressar a força criativa da produção audiovisual latino-americana de curta duração!”, disse.

A MAUAL é um dos mais importantes eventos de audiovisual de Mato Grosso. De alcance internacional, a Mostra é realizada de modo ininterrupto há mais de duas décadas, consolidando-se como principal vitrine para produções universitárias e independentes de curta duração do Estado e para circulação de obras latino-americanas.

Iniciada em 2002, ela é realizada anualmente, tendo se consolidado como espaço efervescente de difusão, reflexão, criatividade e resistência da cultura audiovisual regional, brasileira e latino americana. Além das exibições, a Mostra realiza oficinas, seminários e atividades artístico-culturais diversificadas, que suscitam encontros, debates e estimulam a prática audiovisual. Muitos dos jovens realizadores que participaram da MAUAL hoje são profissionais atuantes dentro e fora do Estado.

Desde sua primeira edição, foram exibidos mais de 1.200 curtas oriundos de diferentes estados brasileiros e de outros países latino-americanos, mobilizando um público de mais de 1.000 pessoas a cada edição.

Leia mais:

Cineclube Coxiponés promove lançamento da MAUAL 2023

Cineclube Coxiponés lança edital de contratação para Maual

Inscrições de oficineiros do MAUAL encerram esta semana

Fonte: ufmt

Anteriores Veja os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil em julho de 2023
Próxima Assembleia cria a Superintendência de Segurança Civil