A Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), inscreve até o dia 31 deste mês, projetos audiovisuais para consultorias gratuitas e premiação para realizadores que atuam no estado. A novidade integra o Maual Lab, e agrega renomados profissionais do audiovisual brasileiro. A 22ª edição da Maual acontece entre os dias 27 de setembro e 01 de outubro no Teatro da UFMT.
Poderão se inscrever pessoas físicas que sejam roteiristas, diretores, produtores de projetos de ficção e documentário, em fase de desenvolvimento. Para essa primeira edição da Maual Lab, serão selecionados oito projetos de curta-metragem universitários e independentes de ficção e documentário em fase de desenvolvimento e temática livre. Demais informações podem ser encontradas no formulário de inscrição virtual.
Para Letícia Capanema, supervisora do Cineclube Coxiponés e coordenadora da Mostra, “a Maual Lab chega em um momento oportuno de efervescência de projetos audiovisuais independentes e universitários e também de grandes expectativas com as políticas públicas de fomento à cultura”, ressalta.
A coordenadora destaca ainda, que a partir da parceria com o Sebrae-MT e com a produtora executiva da Maual, Danielle Bertolini, espera-se que a 22ª edição deixe um legado profícuo para o setor audiovisual do estado, com um grupo de projetos desenvolvidos, além de diretores e roteiristas prontos para executarem suas ideias.
A analista em Economia Criativa do Sebrae Mato Grosso, Sara de Paula, a Maual Lab é a materialização do desejo de potencializar a atitude empreendedora dos agentes criativos vinculados ao audiovisual. “Vale destacar que no Mato Grosso, segundo o Painel de Dados do Itaú Cultural, são aproximadamente 969 microempreendedores que atuam no segmento audiovisual, logo, iniciativas como a Maual Lab são fundamentais para potencializar a distribuição e acesso a mercado desse grupo”, disso, falando ainda que para o Sebrae é importante fazer parte desse processo de transformação.
Seleção
Os escolhidos serão contemplados com três consultorias gratuitas com renomados profissionais do audiovisual brasileiro nas áreas de: Pesquisa e Roteiro, com a roteirista, diretora e produtora baiana Sofia Frederico e a documentarista mato-grossense Danielle Bertolini.
Na produção, o projeto conta com o produtor gaúcho Beto Rodrigues e Pitching com o roteirista e diretor Sérgio de Carvalho, vencedor do Festival de Gramado . Além de receberem as consultorias, os projetos contemplados pelo laboratório também concorrem ao Prêmio Maual Lab, que engloba um pacote de serviços para realização da obra audiovisual nas etapas de produção e pós-produção.
O vencedor será escolhido em sessões de Pitching por um júri formado por profissionais brasileiros vinculados às áreas de produção. As consultorias do Maual Lab são restritas aos projetos selecionados e serão realizadas nos laboratórios do Departamento de Comunicação, localizados no segundo andar da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da UFMT, entre os dias 27 e 30 de setembro, dentro da programação da 22ª MAUAL. A Sessão de Pitching é aberta ao público e ocorrerá no Teatro da UFMT, na tarde do dia 30 de setembro.
O Maual Lab é uma iniciativa patrocinada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT). A Maual é realizada pelo Cineclube Coxiponés por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, e este ano traz a temática “Miradas e Memórias Latino-Americanas”, que celebra e provoca acerca de nossas origens, nossa diversidade cultural e de nossos múltiplos olhares que tecem uma memória coletiva e projetam futuros.
Conheça os consultores da Maual Lab
Serviço
O quê: Inscrições para o Maual Lab.
Quando: 07 a 31 de agosto
Link para inscrição: https://forms.gle/6z96iwHBE2jLXU349
Site: https://www.mostrauniversitariaufmt.com
Mais informações: 3615 8349 (Cineclube Coxiponés)
Redes sociais:
http://www.instagram.com/cinecoxipones
http://www.facebook.com/coxipones
https://linktr.ee/cinecoxipones
Fonte: ufmt