MAUAL inscreve para oficina de assistência de direção


Estão abertas as inscrições para a Oficina de Assistência de Direção  da Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A atividade é a primeira da programação do evento, e será entre os dias 11 e 15 do próximo mês, das 14h às 18h, nos laboratórios do Departamento de Comunicação da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA). As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo formulário online.

A oficina será ministrada pela realizadora Bia Lobo, bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e MBA em Gestão do Entretenimento pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro. 

Coordenadora da 22ª MAUAL e supervisora do Cineclube Coxiponés, Letícia Capanema destaca que “muitos realizadores e realizadoras que estão atuando no mercado audiovisual, dentro e fora do estado, passaram pelas oficinas da MAUAL, que tem esse braço forte de formação. Essa é uma contribuição bastante concreta da MAUAL para a cena audiovisual de Cuiabá e Mato Grosso”. 

A professora explica ainda que as oficinas vinculadas à programação da MAUAL são selecionadas por processo de seleção simplificada: “Desde o ano passado, temos realizado chamadas públicas para oficineiras e oficineiros, por meio da publicação de um edital. Recebemos diversas propostas e formamos uma comissão para classificar essas oficinas”.

Formação para o audiovisual

Para a 22ª edição, que ocorre de 27 de setembro a 01 de outubro, no Teatro da UFMT, a MAUAL prepara quatro oficinas que compõem uma programação expandida, começando antes da semana da mostra, e seguindo até o mês de dezembro. Entre os temas e profissionais estão: “Pesquisa e Desenvolvimento de Argumento para Documentário”, com Jade Rainho; “O celular como ferramenta de produção audiovisual (captação e edição de vídeos)”, com Elton Martins, do coletivo MT Queer; e “A Continuidade no cinema”, com Karoliny Nascimento. 

 As oficinas, sempre gratuitas, são atividades que cumprem esse papel, possibilitando um espaço para trocas de conhecimento entre realizadores renomados em suas áreas de atuação e aqueles em início de carreira. Mais informações sobre datas, horários, locais e links para inscrição, serão divulgadas em breve na página da MAUAL.

Realizada pelo Cineclube Coxiponés através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso (PROCEV/UFMT), a Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) traz para a 22ª edição o tema “Miradas e Memórias Latino-Americanas”.

Assistência de direção com Bia Lobo

A oficina de Assistência de Direção proporcionará um primeiro contato com a função e tem como objetivo capacitar profissionais locais para o exercício das funções de 1º, 2º e/ou 3º assistente de direção. Para isso, prevê uma introdução ao departamento de assistência de direção, passando pelo debate sobre o papel no set e suas principais funções na pré-produção e produção de um filme, da interlocução com equipes adjacentes ao desenvolvimento de análise técnica, plano de filmagem e ordens do dia.

Bia Lobo  tem experiência na área de programação de televisão e direção de publicidade para internet. Trabalhou na TV Globo Rio e foi professora substituta de direção de fotografia e produção executiva do curso de cinema da UFMT. Atualmente, atua na direção de conteúdo para plataformas digitais e assume as funções de continuísta, diretora e assistente de direção em projetos de cinema e audiovisual no Mato Grosso.

Mau Lab inscreve até dia 31/08

Também estão abertas até a próxima quinta-feira (31/08) as inscrições para a Maual Lab, um laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais que ofertará consultorias gratuitas com profissionais renomados no Brasil para realizadores mato-grossenses selecionados. As atividades desta nova frente da mostra, ocorrerão no período do evento, de 27 de setembro a 01 de outubro. 

Interessados devem se inscrever por meio do formulário online. Os oito projetos selecionados para receber as consultoras de Produção, Pesquisa e Roteiro e Pitching, também concorrerão ao Prêmio MAUAL Lab: um pacote de serviços para realização da obra nas etapas de produção e pós-produção. 

Mostras Competitiva e Paralela

A Comissão Organizadora e a Comissão de Seleção da 22ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) já anunciaram os filmes contemplados com exibições presenciais e virtuais. Estas últimas, resultam de uma expansão inédita e necessária da mostra, diante de um número recorde de inscrições. Trata-se da tradicional Mostra Competitiva, que ocorre no Teatro Universitário da UFMT, e a nova Mostra Paralela, com exibições no canal do Cineclube Coxiponés no Youtube. 

As mostras Competitiva e Paralela também ocorrem no período de 27 de setembro a 01 de outubro. Dos 325 curtas inscritos, foram selecionados 83 no total. São curtas de ficção, experimentais e documentários universitários e independentes de 17 estados brasileiros e 6 países estrangeiros, com expressiva participação mato-grossense, com 21 curtas. Confira a lista completa.

Como já é tradição, a 22ª MAUAL também contará com painéis, bate-papos, shows e noite de estreias. 

Serviço

Oficina de Assistência de Direção

Quando: 11 a 15 de setembro de 2023, das 14h às 18h;

Onde: Laboratórios do depto. de Comunicação, segundo andar da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da UFMT;

Inscrições (12 vagas): LINK

Mais informações: na página da MAUAL

Fonte: ufmt

Anteriores Secult abre inscrições para a Conferência Intermunicipal de Cultura
Próxima Dia do Feirante é comemorado em Mato Grosso