Com uma vasta programação de visitas em campo, Mato Grosso será o cenário de mais um Road-Show para Comunicadores do Agro. Evento acontece de 08 a 12 de julho deste ano e faz parte da grade de eventos da 56ª Expoagro
Road-Show para Comunicadores do Agro
Há mais de duas décadas, o Road-Show tem sido uma iniciativa marcante no cenário brasileiro, promovendo a imersão de jornalistas e influenciadores digitais no pulsante coração do agronegócio. Criado em 2004 pela Texto Comunicação, uma agência especializada em agronegócio sediada em São Paulo, o Road-Show tem como propósito tirar os profissionais da comunicação das redações e levá-los para vivenciar experiências diretas e positivas no setor produtivo. Desde então, o evento tem sido um catalisador de conexões produtivas, fortalecendo as relações entre comunicadores e representantes do agronegócio e ampliando a percepção e visibilidade do setor, especialmente no âmbito nacional.
Ao longo desses 20 anos, o Road-Show já recebeu mais de 300 profissionais de comunicação (jornalistas e influenciadores digitais) de várias regiões do país. Em parceria com o Agronews, desde 2022 o evento passou a ser realizado também em Mato Grosso, com uma edição especial no maior estado produtor do Brasil. “Além de São Paulo, nós já fomos para Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul,. Mas faltava o Mato Grosso, que é uma potencia no agronegócio brasileiro“, explica Altair Albuquerque, CEO da Texto Comunicação.
Conexão produtiva: Uma experiência prática de conhecimentos
O principal objetivo do Road-Show é promover a imersão dos participantes nas atividades do agronegócio, especialmente no estado de Mato Grosso, um dos principais celeiros agrícolas do Brasil. Através de visitas em campo, palestras institucionais, fóruns de discussão e produção de conteúdos, os comunicadores têm a oportunidade de vivenciar de perto as práticas e desafios enfrentados pelos produtores rurais. Essa experiência direta não apenas enriquece o repertório jornalístico dos participantes, mas também contribui para uma compreensão mais profunda e contextualizada do setor. “Nós preparamos o Road-Show MT para se encaixar dentro da programação da Expoagro, durante o Fórum das Cadeias Produtivas. Pensando nisso, nós preparamos as atividades de acordo com as atividades que Mato Grosso desponta no canário nacional e no mundo. Estes momentos são fundamentais para que os profissionais possam vivenciar na prática como o agronegócio acontece. E isso dá muito mais clareza na hora de produzir os conteúdos, que serão pautados pela realidades do setor.“, comenta Vicente Delgado, Diretor do Agronews e coorganizador do evento.
Além de proporcionar uma imersão no campo, o Road-Show busca estabelecer e cultivar relações sólidas entre os profissionais da comunicação e os representantes do agronegócio. Essa rede de contatos não só beneficia diretamente o setor, fornecendo informações precisas e oportunidades de divulgação, mas também enriquece o trabalho dos comunicadores, permitindo-lhes acessar fontes confiáveis e informações atualizadas para suas reportagens e análises.
O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro parabeniza a iniciativa e reconhece a importância de uma comunicação qualificada para o fortalecimento do setor. “Há uma retórica de dizer que o agro é inimigo do meio ambiente, não tem boas práticas, não socializa a riqueza, o que não é verdade. Nós temos que trazer para as cidades, para as capitas e mostrar as grandes oportunidades, não só através do discurso, mas também na prática. Portanto, quero parabenizar a iniciativa, tenho certeza que é assim que nós vamos vencer a guerra da desinformação, com comunicação de qualidade, com gente preparada para levar e com iniciativas como essa.“, afirma o ministro.
Aperte o play no vídeo abaixo e confira um pouquinho de como foi a edição anterior.
Comunicação estratégica: Ampliando a visibilidade do agronegócio mato-grossense
Outro aspecto fundamental do Road-Show é sua missão de ampliar a visibilidade e melhorar a percepção do agronegócio, especialmente em âmbito nacional. Através da disseminação de conteúdo informativo e das experiências vivenciadas pelos participantes do evento, busca-se destacar a importância e o potencial do agronegócio mato-grossense, contribuindo para uma comunicação mais estratégica e eficaz do setor.
Os benefícios diretos para os participantes do Road-Show são inúmeros. Desde a oportunidade de acesso a conteúdos inéditos e informações diretas na fonte, até uma maior exposição na imprensa tradicional e no mundo digital, o evento oferece uma plataforma única para a produção e disseminação de conteúdo profissional segmentado ao público agro. Além disso, o Road-Show proporciona uma oportunidade para o anúncio de novos produtos e serviços, gerando impactos positivos tanto para os participantes quanto para as entidades visitadas.
O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dr. Allan Kardec avalia que o Road-Show já é uma realidade em Mato Grosso, conquistada durante as duas edições anteriores. Para Allan Kardec, este é um evento muito importante para o estado, “Agora pela terceira vez, nós estamos recebendo jornalistas especializados em agronegócio do Brasil e que reverberam notícias positivas do estado de Mato Grosso para o mundo todo. E esse ano, especialmente, é muito importante para nós, pois retomamos a conexão com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação – MCTI, e a ideia que nós aproximemos os jornalistas para mostrar as inovações que Mato Grosso realiza há mais de décadas, com plantio direto, implementação de cultivares de milho para a produção de etanol, com as novas cultivares para a produção de milho de pipoca, girassol e gergelim.“, explica o secretário.
Outra atividade será destaque na edição deste ano é agricultura familiar, Prof. Allan complementa dizendo sobre o potencial do estado em ser pioneiro na produção de leite A2A2 e trabalho realizado pelas universidades, “Nós temos a produção de leite tipo A2A2, uma possibilidade muito boa para elevar a qualidade do leite produzido e Mato Grosso já possui laticínios e produtores capazes de fazer essa separação. Temos também a possibilidade de mostrar tudo aquilo que as nossas universidades vem fazendo com relação as cultivares, como por exemplo lá em Tangará da Serra, na Unemat, com cultivares premiados na área do abacaxi, maracujá, manga e das flores. Então, essa parceria entre a Assembleia Legislativa, através da Seciteci é importante para que a gente impulsionar ainda mais o Road-Show, que é uma iniciativa positiva de reposicionamento de Mato Grosso referente as questões de tecnologia e inovação do agronegócio.“, finaliza.
Múltiplos meios, uma mensagem
O Road-Show não se limita apenas à cobertura jornalística tradicional. Com uma estratégia abrangente que engloba TV, rádio, sites, mídias digitais e impressas, o evento potencializa a criação de conteúdos diversificados, enriquecendo a comunicação em múltiplos meios e conectando o agronegócio ao seu público-alvo em diversas plataformas. Com mais de 40 milhões de visualizações em cada edição, o impacto de mídia alcançado nacionalmente pelo Road-Show é surpreendente, proporcionando uma exposição significativa para o agronegócio mato-grossense.
Celso Nogueira, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá acredita que esta iniciativa contribui e muito para o fortalecimento do setor produtivo. “Mato Grosso é uma potência, é um estado muito importante para o Brasil e para o mundo. Então realmente o Road-Show vai fazer com que as pessoas irão falar de Mato Grosso com um grau de conhecimento, sabendo como tudo é feito e acabando com as distorções que vemos por aí. Estou muito contente em poder dar o apoio a esse evento dos jornalista do agro.“, diz Nogueira.
Fortalecendo a comunicação do agronegócio
Ao longo dos anos, o Road-Show tem atraído a atenção de diversos veículos de comunicação, tanto regionais quanto nacionais. Com uma lista impressionante de participantes, incluindo desde jornais e revistas especializadas até programas de TV e rádio, o evento se tornou uma referência no setor. Cada edição do Road-Show aborda temas relevantes e atuais, proporcionando uma visão abrangente e aprofundada do agronegócio mato-grossense. Desde cadeias produtivas até tecnologia e inovação, o evento continua a ser uma fonte essencial de informação e inspiração para os comunicadores do agro.
Em resumo, o Road-Show para Comunicadores do Agro representa mais do que um evento; é uma plataforma dinâmica e impactante que promove a conexão, o diálogo e o crescimento no setor agrícola brasileiro. Ao conectar jornalistas e influenciadores digitais ao coração do agronegócio, o Road-Show não apenas informa, mas também inspira e transforma, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a prosperidade de toda a cadeia produtiva.
AGRONEWS® é informação para quem produz
Fonte: agronews