Com a aerodinâmica e os dispositivos de abaixadores traseiros, a MotoGP cada vez mais caminha para equipamentos que necessitam de menos de habilidade dos pilotos. Quem acredita nisso é o espanhol Marc Márquez.
O hexacampeão de MotoGP, que ingressou na categoria rainha em 2013, acha que a nova tecnologia está reduzindo a importância do piloto.
“É fácil explicar, porque antes tudo era mais manual”, disse Márquez.
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“Antes você só colocava torque total na moto na 4ª, 5ª e 6ª marchas. Mas agora, com o dispositivo traseiro, com a aerodinâmica, você já consegue colocar o torque total na 3ª marcha ou até a última parte da 2ª marcha em algumas pistas.”
“Antes a gente tinha que posicionar bem o corpo e mexer com o freio traseiro para controlar a moto. Tudo era mais manual até a 4ª ou 5ª marcha.”
“Agora você já está na 3ª marcha e está como a Moto3: enfiado dentro da carenagem da moto e este é o limite. Principalmente na aceleração. Depois, no ponto de frenagem, as motos são muito estáveis com a aerodinâmica.”
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“Tudo está mais próximo agora para uma volta única. E em uma corrida, como você vê, quando um piloto está alcançando outro, é muito difícil ultrapassar.”
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