O piloto francês da AlphaTauri, Pierre Gasly, pode ter uma oportunidade de deixar sua equipe atual, como algumas vezes já demonstrou ter vontade, já que dificilmente terá uma chance na equipe principal, a Red Bull. Segundo Michael Schmidt, da Auto, Motor und Sport, o consultor da Red Bull, Helmut Marko afirmou que o piloto seria liberado para deixar a AlphaTauri se houver uma boa oferta da Alpine.
A Alpine precisa encontrar um novo piloto para 2023. Fernando Alonso decidiu não renovar seu contrato com a equipe francesa e vai para a Aston Martin, enquanto o piloto reserva da Alpine, Oscar Piastri foi anunciado como seu substituto, mas então descobriu-se que o australiano já tinha um acordo com a McLaren para 2023. As três partes aguardam uma decisão do Conselho de Reconhecimento de Contratos da F1, mas mesmo que a Alpine ganhe o caso, há poucas chances de dar outra chance a Piastri em seu próprio carro.
Daniel Ricciardo foi apontado como um possível sucessor de Alonso, mas o australiano deixou a Renault (atual Alpine) porque tinha mais fé na McLaren. Essa história não caiu muito bem dentro da equipe, e resta saber se a Alpine quer trazer de volta seu ex-piloto. Mick Schumacher também já foi mencionado como um possível candidato à vaga.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Mais um candidato é Pierre Gasly. O francês provou ser um piloto forte na AlphaTauri, mas ao lado de Max Verstappen ele ficou aquém na Red Bull Racing. Como francês, ele tem uma vantagem na Alpine de qualquer maneira, onde poderia formar uma dupla totalmente francesa ao lado de Esteban Ocon. De acordo com Schmidt, Marko disse que a Red Bull não impedirá uma mudança para a Alpine, desde que a Alpine faça uma boa oferta.
No entanto, uma possível dupla Ocon/Gasly, também pode trazer algum perigo. Os dois jovens pilotos ainda eram amigos no Kart, mas com o passar dos anos a relação se deteriorou devido à competitividade entre eles nas categorias juniores de monopostos. O fato de que os dois não se entendem muito bem, complica a situação.
De qualquer forma, Gasly tem contrato confirmado na AlphaTauri para a próxima temporada. Ele já deixou muito claro que seu objetivo é retornar para a Red Bull, mas isso parece muito improvável, então uma oportunidade em uma equipe que não é de ponta, mas tem um bom potencial, pode ser bem interessante para o jovem piloto francês.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });