‘Marinha forte desestimula ousadias aventureiras contra o país’, declara ministro brasileiro (VÍDEO)


A declaração foi feita nesta tarde, na base naval da Ilha das Cobras, no Centro do Rio de Janeiro, durante a celebração do Dia do Marinheiro, que também teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não discursou.

“As hostilidades e agressões vistas no Leste europeu, no Oriente Médio e, infelizmente, também as tensões presentes na América do Sul, reavivam em nossas mentes a exigência de termos Forças Armadas modernas e bem dimensionadas”, disse ele.

Em seu discurso, Múcio frisou que uma Marinha forte “desestimula ousadias aventureiras contra o nosso país”, protege as pessoas e é essencial para o funcionamento de nossa economia já em tempo de paz.
Ele citou o funcionamento do tráfego marítimo como exemplo de garantia para o escoamento com segurança de 95% das explorações.
Ressaltou ainda a contribuição do navio de pesquisa hidro-oceanográfica Vitória Oliveira, que participou dos levantamentos da margem equatorial “já chamada de novo pré-sal devido ao seu promissor potencial de óleo e gás”.
© Ricardo StuckertPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia Alusiva ao Dia do Marinheiro, no Convés de voo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”. Rio de Janeiro. 3 de dezembro de 2023

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia Alusiva ao Dia do Marinheiro, no Convés de voo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”. Rio de Janeiro. 3 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2023

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia Alusiva ao Dia do Marinheiro, no Convés de voo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”. Rio de Janeiro. 3 de dezembro de 2023
Por fim, Múcio comentou que, assim como Lula, tem a preocupação de dar prosseguimento aos projetos estratégicos para que as Forças Armadas tenham forte correspondente à estatura geopolítica do Brasil.
A programação começou com a “Revista Naval”, um ato de deferência ao presidente da República, com a presença de 11 navios da Marinha.
Na sequência, houve entrega da Medalha de Mérito Tamandaré a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, o maior navio da marinha brasileira.
Também estiveram presentes o comandante da Marinha, Almirante Marcos Sampaio Olsen, além de outras autoridades civis e militares.
O evento que celebra o aniversário do Patrono da Marinha, Marquês de Tamandaré, também contou com a exibição de viaturas blindadas, além do sobrevoo do helicóptero Super Cougar (UH-15) e caça Skyhawk (AF-1) do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Indicação de Paulo Gonet à PGR é aprovada pelo Senado
Próxima Discussão da reforma administrativa está "amadurecendo", diz Lira