“Por uma precaução extra, após a paralisação operacional da AFSOC, a NAVAIR está instituindo um boletim de suspensão para todas as variantes do V-22 Osprey em 6 de dezembro. Essa decisão ocorre após o acidente com o V-22 Osprey em 29 de novembro, ao largo da costa de Yakushima, Japão”, afirmou a Marinha dos Estados Unidos.
Acredita-se que o acidente tenha sido causado por um possível mau funcionamento do equipamento, um tiltrotor Osprey CV22, da base americana Yokota em Tóquio, que caiu no final de novembro perto da ilha japonesa de Yakushima, na província de Kagoshima.
A ilha fica entre a base norte-americana de Iwakuni, na província de Yamaguchi, de onde partiu, e a base norte-americana de Kadena, em Okinawa, destino final da rota.
Pouco antes do acidente, o avião solicitou pouso de emergência no aeroporto de Yakushima. Na noite do mesmo dia, um dos tripulantes foi encontrado morto próximo ao local do acidente. Logo depois, os restos mortais de mais cinco pessoas foram encontrados no fundo do mar, próximo aos destroços a aeronave. Este é o primeiro acidente do Osprey no Japão com mortes.
Os tiltrotores são uma classe especial de aeronaves de asa rotativa que apresentam uma série de vantagens em comparação com aeronaves tradicionais projetadas de acordo com o projeto de um avião ou helicóptero.
Os aviões conversíveis permitem realizar decolagens e pousos verticais em locais de tamanho limitado e, ao mesmo tempo, transportar passageiros ou carga em velocidades mais altas e em distâncias maiores que os helicópteros tradicionais.
Fonte: sputniknewsbrasil