



Vantagens chinesas
“A China não só já está na vantagem quantitativa, mas ainda essa frota é mais nova, feita já com tecnologias do século XXI”, disse Costa Ferreira à Sputnik. “Os chineses lançam um porta-avião e um submarino nuclear, em média, a cada seis anos, enquanto os EUA precisam de 12 anos para fazer a mesma coisa. A verdade é que os chineses lançam o dobro da tonelagem geral do que os norte-americanos.”

Guerra longa
“A China fez uma aposta na quantidade de meios navais como recurso de dissuasão, o que aponta para a preparação para conflitos longos”, considerou Costa Ferreira. “Do ponto de vista da história naval, em um cenário de guerra longa, é essencial que você possa substituir rapidamente os meios navais perdidos.”

“Apesar de os EUA ainda terem uma vantagem qualitativa nos seus meios navais, a quantidade pode fazer diferença, à medida que seu inimigo perde unidades e não consegue fazer a reposição com qualidade”, explicou Costa Ferreira. “Pelo visto, os chineses estudaram a história da Marinha dos EUA e adotaram a visão de que quantidade importa, se nosso inimigo for capaz de lutar uma guerra de longo prazo.”


Fonte: sputniknewsbrasil