Marea, Audi e Tera: veja lista de pessoas que têm o mesmo nome que carros


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a lista dos nomes mais comuns do Brasil a partir do censo de 2022, com Maria e José liderando o ranking, sem surpresas. O levantamento, porém, também chama atenção para nomes pouco usuais que coincidem com carros várias marcas.

Em vários casos, não é possível afirmar se esses batismos são homenagens intencionais aos veículos ou apenas coincidências, mas fato é que eles existem. Pensando nisso, Autoesporte reuniu neste artigo uma seleção de brasileiros que carregam no RG nomes iguais aos de carros famosos. Confira!

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Da tabela selecionada, Santana é o que consta a maior quantidade de registros, são 6 mil pessoas batizadas com o nome. No entanto, assim como em outros casos da lista, isso não significa que haja relação direta com o clássico modelo da Volkswagen. A idade média dessas pessoas é de 52 anos (nascidas em 1970, considerando o censo de 2022), enquanto o sedã surgiu apenas em junho de 1984, mais de uma década depois.

Nesse caso, tudo indica uma coincidência, e não uma homenagem. De qualquer forma, o modelo marcou época e entrou para a história e, quem sabe, não inspirou alguns dos Santana por aí?

Outro nome da lista bastante emblemático é Mille. Apesar de, por muitos anos ter sido uma versão do Uno — que, por sua vez, não possui nomes registrados — , de 2010 a 2013, o modelo atendeu apenas pelo sobrenome.

São 193 Mille pelo Brasil, com média de idade de 24 anos. Não é um nome tão diferente quanto outros que ainda veremos (afinal, pode ser uma variação de “Milena”), mas fica o registro da possível coincidência com o emblematico modelo da Fiat.

Entre suposições de concidências ou homenagens, Tera definitivamente não foi o último caso. Lançado em junho deste ano, o SUV de entrada da Volkswagen é recente no mercado nacional e ainda não teve tempo suficiente para fazer história na vida dos brasileiros. Além disso, vale lembrar que estamos analisando dados do censo de 2022, ano em que o modelo ainda era apenas um projeto da marca alemã.

De qualquer forma, a idade média das pessoas batizadas com o nome é de 54 anos. Nessa época, muito provavelmente, o Tera nem no papel estava!

É inegável que Maverick é um nome um tanto quanto incomum, mas com forte ligação afetiva dos brasileiros. Entre as décadas de 1970 e 1980, foi o nome do esportivo nacional da Ford, e hoje percente a picape intermediária da Ford. No entanto, temos que confessar que a fama do nome não se dá somente pelos modelos da montadora norte-americana.

Neste caso, pode-se dizer que é mais provável que a homenagem seja ao icônico filme “Top Gun: Ases Indomáveis”, do que ao carro. Isso porque o personagem vivido por Tom Cruise, Pete “Maverick” Mitchell, marcou uma geração inteira e, certamente, foi inspiração de nomes pelo Brasil. A média de idade dos que carregam o RG com tal intitulação é de 24 anos.

Arrisco dizer que é impossível mencionar Monza e não pensar primeiro no carro — e depois na cidade italiana, é claro. Da lista, trata-se de um dos nomes mais raros, com apenas 21 pessoas registradas. Entre elas, a média de idade é de 47 anos.

Dessa forma, é possível que alguns dos que compartilham o mesmo nome do clássico da Chevrolet tenham sido registrado dessa forma devido ao veículo, mesmo que tenha chegado ao Brasil em 1982.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Juíza exonera homem de pensão à ex-esposa “pensão não pode se transformar em meio de se obter eterna fonte de renda”
Próxima Novo documento de Jeffrey Epstein cita ligação de Lula ‘da prisão’