Marca de luxo da BYD, Denza estreia no Brasil em outubro com SUV e sedã


Se o primeiro semestre foi morno para a BYD, sem carros inéditos, a segunda metade do ano será mais agitada. Além de finalmente abrir sua fábrica em Camaçari (BA), após uma série de contratempos, a marca chinesa vai estrear uma divisão de luxo, a Denza.

Autoesporte apurou que a abertura das lojas da marca está prevista para outubro, com dois lançamentos: o SUV B5 e o sedã Z9. A dupla também estará exposta no estande do Salão do Automóvel, em novembro. Nos últimos meses, houve uma mudança em relação ao plano original. Antes, a van executiva D9 também estava prevista para o Brasil. No entanto, após estudos de mercado, a BYD desistiu de vender o modelo, que teria mercado muito restrito e volumes irrisórios.

Antes de falarmos dos veículos, vamos falar sobre a operação da Denza propriamente dita. Conforme publicamos em outubro passado, as lojas serão separadas das concessionárias BYD. Uma possibilidade é aproveitar parte da estrutura física, mas separar os showrooms por uma parede, como a Stellantis faz em diversos pontos de venda no país.

Agora, sim, tratando especificamente dos produtos, a Denza terá um ticket médio muito mais alto que o da BYD, que tem modelos começando na casa dos R$ 120 mil. Em um segundo momento, o SUV B3, apresentado no Salão de Xangai, deve trazer mais volume para a marca.

Inicialmente, o modelo de entrada será o B5, que na China é vendido pela submarca Fang Cheng Bao. Aqui, terá a marca Denza. Estamos falando de um SUV que mistura pegada off-road com luxo. A valentia é garantida pela plataforma de chassi com longarinas (a mesma da BYD Shark).

São quase 5 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 de altura e entre-eixos de 2,80 m – batendo de frente, por exemplo, com o Land Rover Defender. Também se vale do mesmo conjunto híbrido plug-in DMO da picape, composto por motor 1.5 turbo que, na caminhonete, rende 183 cv e dois propulsores elétricos de 231 cv (dianteira) e 204 cv (traseira). A potência combinada é de 437 cv.

No caso do Denza B5, o jipão tem números combinados mais interessantes que a picape. O conjunto no SUV chega a 686 cv de potência e entrega 77,5 kgfm de torque – contra os 65 kgfm da Shark. O utilitário esportivo ainda dispõe de tração 4×4 e vai de 0 a 100 km/h em pouco menos de 5 segundos.

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A bateria de 20,4 kWh garante ao modelo uma autonomia de 125 km em modo puramente elétrico (no otimista ciclo chinês). O alcance pode ser recuperado em até 16 minutos. A autonomia total do jipão híbrido é de 1.200 km.

Com desempenho melhor, é natural que o preço supere o do conterrâneo GWM Tank 300, que também é um pouco menor. Na faixa de preços, podemos estimar que o Denza seja posicionado na faixa dos R$ 400 mil.

Ainda mais acima, perto de R$ 700 mil, deverá ficar o Z9, como o veículo do grupo BYD mais caro do Brasil – ao menos por enquanto.

Suas dimensões são bestiais: 5,23 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e surpreendentes 3,12 m de distância entre-eixos. Com forte apelo visual, a silhueta do sedã tem formato que remete ao Tesla Model S, um de seus principais concorrentes. O Z9 também se mostra mais esportivo que outros carros da Denza, que vão para o lado da elegância.

No interior, o Denza Z9 surpreende com três telas integradas para painel de instrumentos (13,2’’), central multimídia (17,3’’) e display de passageiro frontal (13,2’’). Outras duas pequenas telas completam o pacote: uma para o retrovisor e outra para os controles do ar-condicionado.

Pensa que terminou por aí? Nada disso. O Denza Z9 ainda traz quatro telas traseiras: duas para mídia, instaladas nos assentos dianteiros, e duas para os controles do ar-condicionado. O pacote ainda inclui sistema de som premium com 26 alto-falantes, head-up display com realidade aumentada e até um refrigerador.

O Denza Z9 híbrido plug-in combina o motor 2.0 turbo de 204 cv a três propulsores elétricos. Combinados, desenvolvem insanos 858 cv. Já a autonomia, com tanque cheio de gasolina e baterias Blade de 38 kWh 100% carregadas, é de 1.100 km em ciclo chinês WLTC.

A versão elétrica do Z9 tem três motores abastecidos por baterias Blade de 100 kWh. Combinados, entregam 951 cv. Segundo a Denza, a autonomia é de 630 km, também em ciclo chinês.

Ainda existe a possibilidade de a BYD trazer a versão perua, Z9 GT, para o Brasil. Nós já aceleramos o modelo na China. Confira no vídeo abaixo:

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Fonte: direitonews

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