Mapeamento de qualidade vai identificar cafés especiais produzidos por cafeicultores do Cerrado Mineiro


Com foco na identificação de cafés especiais da nova safra, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) anunciou a realização do seu mapeamento de qualidade. Dessa forma, os cafeicultores associados poderão apresentar amostras para avaliação do potencial dos seus cafés e obterem o feedeback dos degustadores em tempo real.

O mapeamento faz parte das ações de promoção à qualidade, sendo realizado mediante apresentação das amostras que serão analisadas por Q-graders, torradores, classificadores e provadores, considerando-se as notas sensoriais dos grãos, destacando suas singularidades e segmentando os lotes de acordo com a demanda do mercado.

O serviço é gratuito e exclusivo para cooperados e será realizado na sede administrativa, em Patrocínio-MG, às terças e quintas-feiras, das 15h às 17h30, e na unidade localizada em Patos de Minas-MG, todas as quartas-feiras, das 09h às 11h e das 13h às 15h.

O mapeamento auxilia o produtor na tomada de decisão, uma vez que a prova antecipada dos lotes auxilia nos processos e no melhor manejo de pós-colheita a serem utilizados para melhoramento da bebida, agregando ainda mais valor ao produto e aumentando a possibilidade de maiores retornos financeiros.

“Serão analisados até 30 amostras por dia, com base na Metodologia Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association). Além da identificação, o mapeamento ajuda a prevenir que um café com boa bebida seja misturado com um outro inferior, uma vez que devido à sensibilidade do cafeeiro as variações do ambiente e clima podem ocasionar diferenças de um café de um mesmo talhão”, explica a Gerente de Cafés Especiais da Expocacer.

O cafeicultor pode agendar sua participação no mapeamento de qualidade pelo contato: (34) 99204-0346.

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores Motorista atropela professor em MT e diz que achou que era um cachorro
Próxima Alta das commodities eleva Ibovespa