Manifestantes sérvios confrontam forças de segurança no Kosovo; mais de 50 ficam feridos (VÍDEO)


De acordo com a agência de notícias on-line do Kosovo, milhares de sérvios que vivem no norte do país se reuniram em frente às prefeituras para protestar contra a nomeação de prefeitos de etnia albanesa.
A Força Kosovo da OTAN (KFOR) destacou soldados perto das prefeituras de Zvecan, Leposavic e Zubin Potok. As forças de segurança do Kosovo estão posicionadas atrás dos soldados da KFOR. No início do dia, a KFOR pediu a ambos os lados que se abstivessem de ações que pudessem aumentar as tensões.
Ainda segundo a mídia, os combatentes da KFOR levaram membros da Lista Sérvia, um partido político minoritário sérvio no Kosovo, para trás de seu cordão. Gás lacrimogêneo foi usado contra manifestantes e médicos estão tratando as vítimas. Além disso, dezenas de granadas de efeito moral foram usadas e tiros foram ouvidos.
A polícia kosovar de guarda em confronto com sérvios étnicos do lado de fora do prédio da prefeitura em Zvecan, norte de Kosovo, 26 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2023

A agência de notícias também informou que mais de 50 pessoas ficaram feridas após confronto entre soldados da KFOR e sérvios em Zvecan.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Associação repudia aposentadoria compulsória de juíza Ludmila Lins Grilo
Próxima CNI: custos industriais sobem 10,71% em 2022, em relação ao ano anterior