Manifestantes na Bulgária se opõem à adoção do euro e perda da ‘soberania’ do país


Um grupo de manifestantes desfilou em Sófia, Bulgária, para protestar contra as políticas da União Europeia (UE).
Os participantes da ação, organizada pelo partido defendem a conservação do lev, a moeda nacional da Bulgária, devido à planejada mudança para o euro em 1º de janeiro de 2024.
Os protestadores carregavam bandeiras e faixas búlgaras com mensagens como “Eu escolho o lev”, “Não ao euro” e “Eu escolho a soberania búlgara“. Alguns deles jogaram ovos contra o prédio da Comissão Europeia.
O primeiro-ministro da República Tcheca, Petr Fiala, durante a cúpula da Comunidade Política Europeia (CPE), em Praga, em 6 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2022

Panorama internacional

Protesto contra governo tcheco e OTAN reúne centenas de pessoas em Praga

Na opinião das pessoas que se opõem à moeda única da maior parte dos Estados-membros da UE, com ela o governo búlgaro perderá a capacidade de definir sua própria política monetária, e a população do país empobrecerá.
Segundo escreveu no sábado (3) o portal Trud News, a ação foi organizada pelo partido político Renascimento. Ele anunciou coletará assinaturas para a organização de um referendo para decidir se a Bulgária aceitará ou não o euro, informa a agência búlgara BTA.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Manifestantes na Bulgária se opõem à adoção do euro e perda da ‘soberania’ do país
Próxima Blinken: EUA trabalham em alternativa para designar Rússia como 'patrocinadora do terrorismo'