Manifestantes na Bulgária se opõem à adoção do euro e perda da ‘soberania’ do país


26264790

Um grupo de manifestantes desfilou em Sófia, Bulgária, para protestar contra as políticas da União Europeia (UE).
Os participantes da ação, organizada pelo partido defendem a conservação do lev, a moeda nacional da Bulgária, devido à planejada mudança para o euro em 1º de janeiro de 2024.
Os protestadores carregavam bandeiras e faixas búlgaras com mensagens como “Eu escolho o lev”, “Não ao euro” e “Eu escolho a soberania búlgara“. Alguns deles jogaram ovos contra o prédio da Comissão Europeia.
O primeiro-ministro da República Tcheca, Petr Fiala, durante a cúpula da Comunidade Política Europeia (CPE), em Praga, em 6 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2022

Na opinião das pessoas que se opõem à moeda única da maior parte dos Estados-membros da UE, com ela o governo búlgaro perderá a capacidade de definir sua própria política monetária, e a população do país empobrecerá.
Segundo escreveu no sábado (3) o portal Trud News, a ação foi organizada pelo partido político Renascimento. Ele anunciou coletará assinaturas para a organização de um referendo para decidir se a Bulgária aceitará ou não o euro, informa a agência búlgara BTA.
Anteriores F1: Engenheiro de Piastri vê o piloto “incrivelmente calmo durante todo o tempo”
Próxima Manifestantes na Bulgária se opõem à adoção do euro e perda da 'soberania' do país