Manejo agroflorestal é tema de debate na Comissão de Meio Ambiente


A Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realizou uma reunião ampliada sobre extrativismo e manejo florestal, com foco nos desafios do licenciamento ambiental para atividades agrícolas e florestais no estado.

O tema foi requerido pelo presidente do colegiado, deputado Marquito (PSol). Participaram do debate representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), além de agricultores agroecológicos e agrofloresteiros.

O assunto que há anos vem sendo estudado e tratado no estado recebeu a atenção da Alesc. Profissionais da área puderam contribuir e se colocaram à disposição para que junto com outros atores relacionados as agroflorestas possam trabalhar no licenciamento ambiental para atividades agrícolas e florestais em Santa Catarina.

A importância dos sistemas agroflorestais foi reforçada por todos os convidados. “Os sistemas agroflorestais são parte da conservação do solo, manutenção da biodiversidade, da água e servem também como abrigo para animais”, disse o pesquisador Fábio Martinho Zambolim (Epagri).

Também participou do debate o representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Walter Steenbock , que reforçou a “necessidade de políticas públicas que valorizem os agricultores agroecológicos e agrofloresteiros. Precisamos também de integração de todos os envolvidos neste sistema.”

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), foi representado pelas servidoras Cinthia Gomez e Roselene Felker, que apresentaram uma normativa ambiental sobre os sistemas agroflorestais que está em fase de conclusão no órgão. “O IMA está a disposição dentro de suas competências, para que possamos, assim como fez o Rio Grande do Sul, avançar neste assunto”, concluiu Cinthia.

Como encaminhamento, o deputado Marquito, sugeriu uma reunião a ser marcada no órgão ambiental para que a normativa seja concluída, trazendo segurança jurídica para o manejo agroflorestal no estado. 

Encontro de Cicloturismo

A Comissão aprovou requerimento proposto pelo deputado Marquito para a realização do “Encontro de Cicloturismo da Região Sul”, junto ao evento do Convale 23 – 2ª Conferência de Cicloturismo do Vale Europeu.

O evento está marcado para 13 de novembro, no município de Timbó. “Nosso objetivo é conhecer os potenciais e, também, os desafios dos Circuitos de Cicloturismo catarinenses, visando a formulação de políticas públicas para aperfeiçoar e fomentar esta atividade de grande relevância socioambiental e econômica em Santa Catarina”, destacou o deputado.

Com a colaboração de Paulo Corrêa

Fonte: alesc.sc.gov

Anteriores Polícia Civil procura homem investigado por drogar e abusar sexualmente da filha no Norte de MT
Próxima Projetos voltados ao hip hop recebem aval da CCJ