Mais de 800 pessoas prestigiam o 4° Arraiá Legal da Assistência Social


O 4° Arraiá Legal da Assistência Social realizado na quinta-feira, dia 20 de junho, faz parte do cronograma de ações da Campanha Violetas Contra Violência que combate a violência contra o idoso.

A festividade é uma parceria entre a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) e foi voltada para os participantes do Grupo Viver Legal e as crianças assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Novo Diamantino.

O prefeito, Dr. Manoel Loureiro, destacou a importância em apoiar ações que promovem temas essenciais, como os direitos da pessoa idosa. 

“Com criatividade, conseguimos atrair a atenção do público para uma campanha de extrema importância, que trata da luta contra a violência e direitos dos idosos. Também percebemos que ocasiões como essa fortalecem o sentimento de valorização em relação a eles reafirmando que estamos no caminho certo.”

Uma das apresentações realizada pelo grupo da melhor idade foi um dos momentos mais comoventes e emocionantes da noite, onde retratou como a violência é vivenciada e reforçou o pedido de empatia e respeito pelos idosos. 

O presidente atual da Comdipi, Fernando Conci, comentou sobre o papel do conselho e ressaltou as formas de violência e meios de denúncia. 

“Atuamos diretamente na prevenção, proteção dos direitos dos nossos idosos e no acompanhamento da realização das políticas públicas de assistência social como vem sendo feito pelo Grupo Viver Legal.”

Ele ainda completou: “É essencial destacar que a violência ocorre de várias formas, podendo ser elas: patrimonial, psicológica, física. Então denuncie no disque denúncia para que esse idoso possa ser retirado dessa situação de risco.”

O arraiá também contou com apresentação de dança culturais do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Diamantino e do projeto musical da pasta, Grupo Diamantes.

O secretário de Assistência Social, comentou sobre as ações incluídas na campanha que orienta os participantes da terceira idade quanto aos seus direitos e reforça os laços de convivência.

“Tivemos o lançamento da campanha no início do mês e além do arraiá também levaremos profissionais e atividades que tratam do tema. Esses momentos reforçam ainda mais o vínculo que muitas vezes eles não têm dentro de casa mas encontram na equipe.”

A ação realizada no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, no Novo Diamantino, contou com apoio dos feirantes locais, empresas parceiras e entidades públicas. 

O coordenador do Grupo Viver Legal, Lucas Gabriel, comentou sobre o desejo dos participantes em ser um evento aberto ao público e agradeceu o apoio das parcerias para realização.

“Realizar um evento como este aberto ao público, sempre foi um desejo muito grande dos participantes do grupo. Agradeço imensamente o apoio dos nossos parceiros que nos dão energia para ir mais longe, e ficamos muito felizes em ter todos aqui hoje prestigiando e conhecendo principalmente sobre todo trabalho que é realizado pela assistência social as diversas faixa etária”.

A participante do Grupo Viver Legal, Claudete Aparecida, de 54 anos, apresentou com a quadrilha da melhor idade, compartilhou que as atividades em equipe contribuíram para sair da depressão.

“Antes de me juntar ao grupo, estava enfrentando uma fase complicada, chorava muito, com depressão e sem vontade de fazer nada. Porém, agora estou integrada ao grupo, com professores atenciosos e que cuidam muito bem de nós. Estou curada.

Ela ainda complementou: “Sou grata por esses novos períodos e pelas novas amizades, que me trazem conforto e alegria.”

Para a festividade a pasta disponibilizou um parque de diversão, 600 pipocas , 500 algodões doces, comidas típicas como: canjica, cachorro quente, caldo e arroz doce para as mais de 800 pessoas que esteve presente prestigiando os idosos e as crianças.

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Alagamento em pista do aeroporto de Canoas não atrapalha voos
Próxima Banco indenizará mulher induzida a erro ao contratar empréstimo