A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, realizou, entre os dias 17 e 19 de setembro, um mutirão de cirurgias oftalmológicas pelo Programa Fila Zero MT.
Segundo a Secretaria de Saúde, a iniciativa teve como objetivo reduzir a fila de espera da Central de Regulação e atender pacientes que aguardavam pelos procedimentos. Foram realizados 190 exames pré-operatórios, 46 cirurgias de catarata e 25 de pterígio.
O prefeito Chico Mendes, destacou a importância do mutirão para a população sendo uma forma de agilizar os atendimentos e oferecer mais conforto e qualidade de vida aos pacientes.
“Estamos realizando um mutirão de cirurgias oftalmológicas aqui em Diamantino. Nosso objetivo é reduzir a fila de espera e garantir que mais pessoas recebam um atendimento rápido, seguro e de qualidade.”
A secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, explicou que o avanço tecnológico empregado no mutirão garante resultados de qualidade.
“As cirurgias são rápidas, seguras e permitem que o paciente retorne às suas atividades em pouco tempo e com mais conforto.”
De acordo com o especialista em ortóptica Dr. João Batista, os exames prévios foram fundamentais para garantir segurança e precisão nos procedimentos.
“Foram avaliados os sinais vitais, feita a medição da lente intraocular, a verificação da acuidade visual e a análise do tipo e formato da catarata.”
O médico oftalmologista, Dr. Arthur Farache, responsável pelas cirurgias, destacou os benefícios das técnicas utilizadas.
“A cirurgia de catarata é feita com a técnica de facoemulsificação, que dispensa pontos e garante uma recuperação mais rápida e segura. Já a cirurgia de pterígio remove a membrana que compromete a visão, também de forma ágil e eficaz.”
A paciente Irene Bezerra , moradora do bairro Novo Diamantino, foi uma das beneficiadas e relatou a emoção de poder retomar suas atividades que foram paradas por conta da visão.
“Eu agradeço a Deus e à Prefeitura por essa oportunidade. Agora vou poder voltar a ler a Bíblia e os livros da igreja, que eu tanto gosto. Foi uma bênção para mim e para todos que estavam esperando.”
Segundo a pasta, a ação contou com recursos do Governo do Estado, por meio do Programa Fila Zero MT e apoio de emenda parlamentar estadual.
Fonte: diamantino.mt.gov.br