SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Estádio Khalifa Internacional é chamado pelos organizadores da Copa do Mundo de “o estádio mais amado do Qatar”. Ele será palco de oito jogos entre novembro e dezembro, sendo seis válidos pela fase de grupos, um pelas oitavas de final e o último na decisão do terceiro lugar.
Essa adoração do povo local pelo estádio é explicada pelo fator histórico: o Khalifa foi a primeira grande arena esportiva da história do país, inaugurada em 1976. Decidiram construí-la um ano depois de uma visita do elenco do Santos com o Rei Pelé ao país, em fevereiro de 1973. A excursão é tida por muitos historiadores como ponto de partida da cultura esportiva no Qatar e um dos legados foi este estádio.
O Khalifa Internacional foi reformado para a Copa do Mundo e o primeiro a ser inaugurado entre os oito que vão receber o torneio em 2022. O estádio recebeu novas tecnologias, como a de resfriamento para sediar jogos mesmo no verão, e foi reaberto há cinco anos. Outra novidade foi a instalação de uma cobertura abaixo dos tradicionais arcos duplos no teto. Segundo os arquitetos, essa modernização representa o laço do passado com o presente.
Já teve time brasileiro jogando por lá. Foi no Khalifa que o Flamengo venceu o Al Hilal por 3 a 1 e foi derrotado por 1 a 0 pelo Liverpool na final do Mundial de Clubes de 2019. A seleção brasileira jogou antes da reforma, num amistoso contra a Argentina em novembro de 2010.
Com Dani Alves, Thiago Silva, Philippe Coutinho e Neymar em campo, o Brasil perdeu por 1 a 0, gol do Messi nos acréscimos. Você deve lembrar desse jogo como aquele em que o meia Douglas perde a bola no meio-campo e é xingado pelo técnico Mano Menezes em alto e bom som na transmissão.
O Estádio Khalifa Internacional é o único dos oito da Copa que vai manter sua capacidade para 40 mil torcedores e não sofrer nenhuma alteração depois do torneio. Continuará como grande símbolo do futebol na capital Doha, ainda mais porque se desenvolveu ao redor dele um centro esportivo de alcance internacional.
É a zona Aspire, que conta com academia de futebol para formação de novos jogadores, clínica médica esportiva referência no mundo inteiro, arranha-céu espelhado e centro aquático. Tudo isso ao redor do estádio que ao longo da sua história já recebeu Mundial de Atletismo, Jogos Pan-Árabes, Jogos Asiáticos e muito mais.
FICHA TÉCNICA
Nome: Estádio Khalifa Internacional;
Local: Doha;
Distância do centro de Doha: 11 km;
Jogos que vai receber:
21/11, 10h – Inglaterra x Irã
23/11, 10h – Alemanha x Japão
25/11, 13h – Holanda x Equador
27/11, 13h – Croácia x Canadá
29/11, 12h – Equador x Senegal
1/12, 16h – Japão x Espanha
3/12, 12h – Oitavas de final (1ºA x 2ºB)
17/12, 12h – Decisão do terceiro lugar
Capacidade na Copa: 40 mil;
Capacidade pós-Copa: 40 mil;
Inauguração: Construído em 1976, passou por remodelações ao longo dos anos. A reinauguração mais recente foi em 19 de maio de 2017;
Design: tradição antiga de arcos duplos no teto foi modernizada com a criação de uma cobertura.