O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, o maior navio de guerra da América Latina, atracou nesta sexta-feira (10) no porto de Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul. A embarcação da Marinha do Brasil chegou ao estado para auxiliar nas ações de ajuda humanitária à população afetada pelas fortes chuvas que assolam a região desde o final de abril.
O navio Atlântico tem como objetivo principal auxiliar no resgate de pessoas ilhadas pelas inundações e no transporte de suprimentos para as áreas mais atingidas, onde as vias terrestres estão comprometidas. A embarcação também levará água potável para as comunidades afetadas, através de duas estações móveis de tratamento com capacidade de produzir 20 mil litros por hora.
Para atender às demandas de saúde da população, o navio Atlântico conta com um centro médico completo, o segundo maior da frota da Marinha, equipado para realizar consultas ambulatoriais, inspeções de saúde e até mesmo procedimentos cirúrgicos. A equipe médica a bordo foi reforçada para atender à missão humanitária, contando com médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos em saúde.
As fortes chuvas no Rio Grande do Sul já deixaram 113 mortos e mais de 750 feridos. O número de pessoas desalojadas supera 400 mil, com muitas famílias abrigadas em casas de parentes e amigos ou em centros de acolhimento. A Defesa Civil ainda contabiliza 146 pessoas desaparecidas.
Fonte: gazetabrasil