MACP da UFMT inscreve para Laboratório de Arte Urbana


O Ateliê Livre de Artes do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), inscreve até o próximo dia 21, para o Laboratório de Arte Urbana. A atividade é um curso gratuito, com oficinas a serem realizadas de 31 de julho a 08 de novembro,  e que será ministrado pelo artista Rogério Mendes

Podem participar membros da comunidade interna e externa da UFMT, maiores de 12 anos, com ou sem experiência prévia. Menores de 12 anos serão aceitos nas turmas desde que acompanhados por um responsável maior de idade em todas as aulas. Ao todo serão formadas duas turmas, com 15 vagas cada, sendo uma para aulas na segunda-feira e outra na quarta-feira, sempre entre 07h30 e 11h20.

O Supervisor do MACP, professor Carlos Eduardo Amaral de Paiva, destaca a relevância da atividade, que traz para dentro do museu uma arte urbana praticada majoritariamente por jovens. “A ação fortalece os laços entre a Universidade e a comunidade. Além disso, a ocupação de uma arte urbana  no Ateliê do MACP, demonstra a abertura e acolhimento  de novas manifestações estéticas vindas de grupos que não necessariamente são hegemônicos nos espaços estabelecidos do mundo artística”, disse.

O supervisor conta ainda que o objetivo geral do projeto é difundir a arte urbana para o público cuiabano. “O curso será dividido em 4 módulos, contendo os Fundamentos do Desenho, técnicas de Grafite e muralismo, criação de Estêncil e também Lambe-lambe e sticker”, explicou, complementando que a atividade acontece via Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev).

Sobre a oficina

O artista Rogério Mendes convidado a ministrar a atividade fala sobre a oficina. “Os menores de 12 anos precisam necessariamente estarem acompanhados por um responsável maior de idade em todas as aulas que estiverem presentes, devido ao uso de materiais cortantes, como exemplo o estilete, ou potencialmente tóxicos, como tintas spray”,

O profissional orienta ainda que para as aulas com tinta spray, será exigido o uso de máscaras do tipo PFF-2 que deverão ser providenciadas pelos próprios alunos. “Materiais utilizados na aula serão providenciados pela produção da oficina. Sugerimos que cada aluno providencie um caderno de desenho de uso pessoal para ser utilizado durante todas as oficinas”, destacou.

Acesse o Macp no Instagram e faça sua inscrição gratuita no link

Fonte: ufmt

Anteriores Investidores participam de evento para conhecer potencial econômico da cidade
Próxima STF: Porte de arma a agentes socioeducativos e procuradores é ilegal