Levantamento preliminar feito pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia aponta que 80,9% das reclamações feitas são sobre a qualidade de sinal. A Van da CPI tem rodado o estado coletando informações que irão embasar o relatório final da investigação.
No formulário respondido, a reclamação por falta de área de cobertura foi relatada por 62,3% dos ouvidos e 59,5% reclamam das informações oferecidas pela prestadora. O atendimento ao cliente foi reclamação de 34,4% dos ouvidos, enquanto 26% reclamam da cobrança de recargas que na maioria das vezes é indevida.
A população que respondeu o questionário pôde assinalar mais de um problema. Dos mais de mil formulários, 64,3% afirmam ter protocolado reclamação junto a empresa, e 95,2% afirma que o problema não foi resolvido. 35,7% não informou a empresa dos problemas.
A empresa TIM é a campeã de reclamações já protocoladas, 57,4% dos formulários são da empresa. Em segundo lugar no ranking de reclamações está a Vivo com 27,3%, logo depois dela a Claro que foi apontada por 15,6% e a Oi com 12,1%.
O principal tipo de serviço reclamado, com 74,7% é de internet e dados móveis. Outras 52,3% das reclamações são do sistema de ligações. O sinal de maquininha de pagamento teve reclamação de 9,1% e todos os anteriores 26,8%.
A Van da CPI esteve em Confresa, Porto Alegre do Norte, Cuiabá, Várzea Grande, Guarantã do Norte, Água Boa e Poconé. A CPI recebeu virtualmente reclamações de Colíder, Novo Santo Antônio, São Jose do Rio Claro, Alto Boa Vista, Colniza, Vila Rica, Vale de São Domingos, Santa Cruz do Xingu, Campinápolis e Bom Jesus do Araguaia.
Fonte: al.mt.gov