Lula visita Marcelo Rebelo de Souza em Lisboa e anuncia retomada das cúpulas Brasil-Portugal


O encontro ocorreu no Palácio de Belém, residência oficial do presidente português. Também estava presente o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, segundo o jornal O Globo. A reunião entre Marcelo e Lula, sem a presença de Nyusi, teve duração de uma hora e quinze minutos.
No encontro, Marcelo Rebelo deixou claro que espera do próximo governo brasileiro o tão esperado impulso na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O Brasil ratificou em março deste ano o acordo de mobilidade da CPLP, que facilita a circulação de pessoas com Portugal e alguns países da África integrantes do bloco, como Moçambique.
© Folhapress / Paulo MumiaO presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, se reúne com o presidente eleito do Brasil, Lula (PT), e com o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, no Palácio de Belém, em Lisboa, 18 de novembro de 2022

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, se reúne com o presidente eleito do Brasil, Lula (PT), e com o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, no Palácio de Belém, em Lisboa, 18 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2022

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, se reúne com o presidente eleito do Brasil, Lula (PT), e com o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, no Palácio de Belém, em Lisboa, 18 de novembro de 2022
Mas as regras de trânsito precisam ser definidas por cada país, como fez Portugal há pouco quando flexibilizou as regras de imigração para cidadãos da CPLP.
A expectativa portuguesa é que, com Lula, a CPLP seja turbinada, avançando não apenas na questão migratória, mas na retomada das relações econômicas, culturais e políticas, relata a mídia. Foi anunciado durante a reunião, inclusive, a retomada das cúpulas regulares entre Brasil e Portugal, conhecidas como cimeiras, a partir de 2023, que estão paradas há seis anos.
Após sua passagem pela COP27, no Egito, o presidente eleito Lula chegou na manhã desta sexta-feira (18). Já o presidente, Jair Bolsonaro, em seus quatro anos de mandato não visitou Portugal.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Assembleia Legislativa de São Paulo reúne projetos de autoria parlamentar para votação até março de 2023
Próxima Kalil Baracat anuncia criação do passe livre para estudantes de Várzea Grande