Na última sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e economistas em São Paulo para discutir estratégias econômicas. A informação é do jornal Folha de S. Paulo e do site g1.
O encontro ocorreu durante um jantar na residência de Haddad, onde também estava presente o ex-ministro da Fazenda nos mandatos anteriores de Lula, Guido Mantega.
A reunião contou com a presença de Luiz Gonzaga Belluzzo, ex-secretário do Ministério da Fazenda, Eduardo Moreira, fundador do Instituto Conhecimento Liberta (ICL), e Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do Banco Central (BC).
Segundo fontes consultadas pelo g1, durante o encontro Lula foi alertado pelos participantes sobre o impacto das críticas recentes ao BC no mercado cambial, podendo potencialmente elevar a inflação e afetar a popularidade do governo.
Houve um claro desconforto entre os presentes com a atuação considerada “política” de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, e Lula foi aconselhado a evitar armadilhas impostas pelo mercado financeiro.
Nesta terça-feira (03), o dólar encerrou cotado a R$ 5,66, registrando sua terceira alta consecutiva e alcançando o maior patamar desde 10 de janeiro de 2022, quando estava em R$ 5,67.
Mais uma vez, os investidores reagiram às críticas do presidente Lula ao BC, especialmente aquelas direcionadas à presidência da instituição.
Fonte: gazetabrasil