🇨🇳🤝🇧🇷 Presidente @LulaOficial se encontra com o presidente da China, Xi Jinping
Siga @sputnik_brasil pic.twitter.com/JverxuB8we
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) November 20, 2024
Visitas de chefe de Estado costumam desorganizar o ritmo das cidades pelas quais eles passam, dado o tamanho do aparato de segurança e inteligência necessário para garantir que tudo transcorra conforme planejado.
A título de curiosidade, a Embaixada da China no Brasil reservou o hotel mais próximo do Alvorada, às margens do lago Paranoá, entre os dias 18 e 21, inteiramente para sua comitiva. Durante a estada de Xi Jinping, todas as dependências do hotel permanecerão fechadas, seus trabalhadores foram dispensados e substituídos por funcionários contratados pelo governo chinês.
Declaração à imprensa
“Esta visita de Estado reforça a ambição e renova o pioneirismo do nosso relacionamento. O presidente Xi [Jinping] e eu decidimos elevar a Parceria Estratégica Global ao patamar de Comunidade de Futuro Compartilhado por um Mundo mais Justo e um Planeta Sustentável. Estamos determinados a alicerçar nossa cooperação pelos próximos 50 anos em áreas como infraestrutura sustentável, transição energética, inteligência artificial, economia digital, saúde e aeroespacial.”
“Estou confiante de que a Parceria que o presidente Xi e eu firmamos hoje excederá todas as expectativas e pavimentará o caminho para uma nova etapa do relacionamento bilateral. Espero receber o presidente Xi Jinping no Brasil no ano que vem, para a Cúpula do BRICS, em julho, e para a COP-30, em novembro”, concluiu o presidente, lembrando que visitará a China novamente por ocasião do Fórum China-CELAC.
Fonte: sputniknewsbrasil