Lula recebe credenciais de 8 novos embaixadores no Brasil


“Nosso país voltou a priorizar a relação com o mundo”, destacou Lula em sua conta oficial nas redes sociais, após o encontro com representantes diplomáticos de países da Europa, Ásia e África.

O primeiro embaixador a apresentar credenciais foi o da Sérvia, Aleksandar Ristić, acompanhado do ex-jogador de futebol Dejan Petkovic, que já atuou em clubes brasileiros.
Ristić expressou condolências pela tragédia climática do Rio Grande do Sul e relatou que a Sérvia também já sofreu com uma inundação que afetou um terço de seu território.
A embaixadora da Eslováquia, Katarína Tomková, agradeceu as condolências do presidente Lula pela tentativa de assassinato sofrida pelo primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, na semana passada.
Ao receber o novo embaixador do Irã, Abdollah Nekounam Ghadirli, o presidente Lula expressou novamente condolências pela perda do presidente Raisi, do chanceler e das outras autoridades vitimadas pelo acidente de helicóptero no último fim de semana. Ele citou que, antes de chegar ao Brasil, esteve com o presidente Raisi, que havia enviado cumprimentos a Lula.
A embaixadora de Timor-Leste, Maria Ângela Carrascalão, falou sobre suas visitas anteriores ao Brasil e expressou a vontade de conhecer melhor o país. Lula enfatizou a importância que o Brasil confere aos países de língua portuguesa. “Consideramos o Timor Leste como se fosse o próprio Brasil, um país irmão”, declarou.
Em encontro com a embaixadora de Botsuana, Benetia Chingapane, agropecuária, indústria de tecnologia da informação e energia limpa foram os temas sugeridos pela embaixadora como de interesse de seu país na cooperação técnica entre Botsuana e o Brasil. A exportação de carne brasileira para o país foi outro tema abordado.
Já o embaixador da Geórgia, Zurab Mchedlishvili, comentou que, nos primeiros anos da década de 2010, serviu como diplomata no Brasil, tendo ajudado na própria abertura da embaixada de seu país em Brasilia, retornando ao posto hoje na condição de embaixador.
O presidente Lula felicitou o embaixador de Ruanda, Lawrence Manzi, pela abertura da embaixada do país no Brasil e ressaltou que já está prevista a abertura da embaixada do Brasil em Ruanda.
Com o embaixador do Benim, Boniface Vignon, Lula falou sobre a visita oficial do presidente do país africano, Patrice Talon, ao Brasil que tem início nesta quinta (23) e sobre possibilidades de cooperação técnica.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores F1: Ex-piloto acredita em duelo acirrado entre McLaren e Red Bull em Mônaco
Próxima Mapeamento de aves em terras indígenas vai fomentar etnoturismo em MT