Em entrevista ao site g1, aliados de Lula (PT) avaliaram que o petista errou ao dizer que “o mercado fica nervoso à toa”. Na quinta-feira (11), o mercado financeiro reagiu de forma negativa sobre declarações do presidente eleito de responsabilidade fiscal e social.
Alguns analistas reagiram mal e, ao ser questionado sobre a repercussão negativa, Lula respondeu: “O mercado fica nervoso à toa. Eu nunca vi um mercado tão sensível como o nosso”.
O dólar fechou esta quinta-feira com alta de 4%, por incertezas de analistas do mercado financeiro sobre a política fiscal do futuro governo e em razão do relatório de inflação, que apresentou alta acima das estimativas do mercado financeiro.
Para aliados de Lula, o presidente eleito deveria buscar ter os analistas do mercado financeiro como aliados.
Ele afirmaram ainda ao site que Lula precisará fazer sinalizações sobre qual será a política fiscal de seu novo governo.
Caso contrário, alertam esses aliados, o dólar continuará subindo, assim como a inflação e, assim, o governo “dará com uma mão” o Auxílio Brasil de R$ 600 e irá “tirar com a outra” com os preços em alta.