Lula e Tarcísio têm aprovação semelhante em SP, mas rejeição ao petista é maior


Uma pesquisa Datafolha divulgada na noite de sexta (9) aponta que um terço dos moradores de São Paulo aprova as gestões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP). O levantamento, que ouviu 1.092 eleitores, revela uma divisão de opiniões, com o petista enfrentando maior rejeição na capital paulista em comparação ao governador.

Segundo o Datafolha, 35% dos eleitores paulistanos consideram o governo Lula como bom ou ótimo. No entanto, 36% avaliam a gestão do presidente como ruim ou péssima, enquanto 28% classificam como regular e 1% não soube opinar. Em relação ao governador Tarcísio, 32% dos entrevistados consideram seu governo bom ou ótimo, e 27% o avaliam como ruim ou péssimo.

A pesquisa foi realizada na capital paulista entre os dias 6 e 7 de agosto, tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Tarcísio de Freitas é visto como um potencial candidato à presidência em 2026 pela direita, e tem sido apontado como contraponto a Lula. Durante o lançamento da candidatura de Ricardo Nunes (MDB) à prefeitura de São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) destacou o governador como uma figura de oposição ao atual presidente.

Os resultados da pesquisa mostram estabilidade em relação a levantamentos anteriores, com Lula e Tarcísio mantendo índices similares de aprovação. A pesquisa também aponta diferenças significativas nas taxas de aprovação entre diferentes grupos demográficos.

A gestão de Tarcísio é mais bem avaliada por homens (39%) do que por mulheres (26%), e entre os eleitores com 60 anos ou mais (37%), em contraste com aqueles entre 16 e 24 anos (16%). Tarcísio também tem maior aprovação entre os menos instruídos (38%) em comparação com os mais instruídos (29%).

Lula, por sua vez, é mais aprovado entre eleitores com 60 anos ou mais (44%), enquanto a aprovação cai para 24% entre os mais jovens, com idades entre 16 e 24 anos. O presidente também é mais bem avaliado pelos menos instruídos (50%), em comparação a 31% entre os eleitores com maior nível de educação formal.

No entanto, Lula enfrenta maior rejeição entre os evangélicos, com 46% considerando seu governo ruim ou péssimo, em comparação a 32% entre os católicos.

O relacionamento entre Lula e Tarcísio tem sido marcado por tensões, em que o petista critica o governador constantemente por não participar de eventos do governo federal no estado. “Ele não vem em nenhum lugar que eu convido”, disparou o presidente.

Fonte: gazetadopovo

Anteriores Deputado cita revolta com assassinato da filha e defende pena de morte no Brasil
Próxima Goiânia Recebe 'Troca de Saberes': Colaboração e Conhecimento em Práticas Agrícolas Sustentáveis