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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participaram nesta quinta-feira (27) da cerimônia de lançamento do edital para a construção do túnel Santos-Guarujá, que será executado sob responsabilidade do governo estadual. O projeto, estimado em R$ 6 bilhões, faz parte de uma demanda histórica da região e busca melhorar a mobilidade entre os municípios.
Durante o evento realizado em Santos (SP), estiveram presentes ministros do governo federal, como Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Carlos Lupi (Previdência Social), Márcio França (Empreendedorismo), Luiz Marinho (Trabalho) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), além do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Ao discursar, Tarcísio de Freitas destacou a parceria com o governo federal na viabilização do projeto. “Desde o início a gente (Tarcísio e Lula) teve as conversas sobre o túnel. O senhor colocou isso tudo com prioridade”. O governador ainda citou uma frase dita pelo presidente durante as negociações: “Não tá na hora de ter disputa política, nós temos que atender o cidadão. E é o que nós estamos fazendo no dia de hoje aqui, atendendo o cidadão”.
Lula reforçou a importância da colaboração entre as esferas de governo para garantir o avanço da infraestrutura. “Não é possível a gente deixar de trabalhar de forma conjunta, de compartilhar esforço, porque eu não gosto de fulano, o fulano não gosta de mim”. O presidente também afirmou que a vontade política foi essencial para viabilizar a iniciativa. “Quando você tem vontade política, você consegue fazer as coisas”.
A construção do túnel imerso terá uma extensão de 870 metros e proporcionará um tempo de travessia de aproximadamente 1,5 minuto. Atualmente, os moradores e turistas que desejam se deslocar entre Santos e Guarujá precisam utilizar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, com percurso de 40 km e tempo estimado de 50 minutos, ou a balsa, cujo tempo de travessia pode variar entre 20 minutos e 2 horas, dependendo das condições do tráfego, da movimentação portuária e do clima.
A profundidade do túnel será de 21 metros e sua localização foi definida a partir de um estudo de mobilidade que apontou a região central do canal como a mais adequada para atender às demandas logísticas. O traçado ligará as áreas de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, no Guarujá.
Atualmente, mais de 21 mil veículos realizam diariamente a travessia entre as duas cidades utilizando balsas e embarcações de pequeno porte (catraias). Além disso, cerca de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres também fazem o percurso diariamente.
O projeto será desenvolvido por meio de uma parceria público-privada (PPP) dentro do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). A futura concessionária ficará responsável pela construção, operação e manutenção da infraestrutura, garantindo espaço para veículos de passeio, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres.
Os estudos técnicos para viabilização do projeto foram conduzidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), através da Companhia Paulista de Parcerias. O projeto-executivo já recebeu validação de consultorias internacionais especializadas em engenharia de alta complexidade e conta com licença ambiental prévia.
Veja como será a construção da ligação Santos e Guarujá
Fonte: gazetabrasil