Lula e Putin concordam em manter interação durante a presidência de Moscou no BRICS e Brasil no G20


Durante a conversa, ambos manifestaram o interesse em aprofundar ainda mais o desenvolvimento bem-sucedido da parceria estratégia entre os países em todas as principais áreas.
Da esquerda para a direita, responsáveis de Relações Exteriores de vários países: Dammu Ravi da Índia, Sameh Shoukry do Egito, Naledi Pandor da África do Sul, Wang Yi da China, Sergey Lavrov da Rússia, Mauro Vieira do Brasil, Abdullah bin Zayed Al Nahyan dos Emirados Árabes Unidos, Taye Atskeselassie da Etiópia, e Ali Bagheri, durante foto conjunta para a reunião de ministros das Relações Exteriores do BRICS em Nizhny Novgorod, Rússia, foto publicada em 10 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.06.2024

Ainda de acordo com o Kremlin, Lula também manifestou o desejo em contribuir na procura de opções para uma resolução pacífica para o conflito na Ucrânia, o que se reflete na conhecida iniciativa conjunta do Brasil e da China nesse quesito.

“O presidente russo, Vladimir Putin, conversou por telefone com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente brasileiro manifestou seu desejo de contribuir na busca de opções para uma resolução pacífica do conflito na Ucrânia, o que se reflete na […] conhecida iniciativa conjunta do Brasil e da China nesse sentido“, informa o comunicado.

Durante a conversa, Putin descreveu as abordagens de princípios do lado russo “em relação à próxima chamada conferência de paz na Suíça”, segundo o Kremlin.
Além disso, ambos concordaram em continuar com a estreita relação entre as nações, levando em consideração a presidência da Rússia no BRICS e do Brasil no G20 neste ano.

“As partes manifestaram interesse mútuo em aprofundar ainda mais o desenvolvimento bem-sucedido da parceria estratégica entre a Rússia e o Brasil em todas as áreas principais. Foi acordado, em particular, continuar a cooperação estreita entre os dois países, tendo em conta a presidência da Rússia no BRICS e a presidência do Brasil no G20 neste ano”, completou o Kremlin.

Na ligação, Putin expressou solidariedade com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, no Sul brasileiro, que vivem cenário de desalojamento e mortes provocadas pelas chuvas.
Segundo nota emitida pelo Itamaraty, os presidentes também discutiram a recém-concluída viagem do vice-presidente Geraldo Alckmin à China para participar da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação.
“Registraram, ainda, a presença do ministro Mauro Vieira na reunião em curso, na Rússia, de ministros das Relações Exteriores do BRICS”, finaliza o comunicado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Damares pede que Alexandre de Moraes inclua para incluir influenciador petista Thiago dos Reis no inquérito das “milícias digitais”
Próxima Produção de veículos registra queda de 26,8% em maio