De acordo com o Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de 35 minutos e ambos os mandatários reafirmaram a importância da democracia e da integração política, econômica e logística sul-americana.
Boluarte relembrou a reunião presencial que tiveram em Belém (PA), à margem da Cúpula da Amazônia, há um ano, e agradeceu o apoio brasileiro na representação dos interesses do país na Venezuela após o rompimento de relações diplomáticas, bem como a posição assumida pelo Brasil de buscar uma solução para o impasse eleitoral na Venezuela.
Lula agradeceu o convite peruano para participar da Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês), a ser realizada em Lima, em novembro, e manifestou interesse em comparecer.
O presidente brasileiro também comentou a necessidade de ter uma secretaria-geral em pleno funcionamento na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para o fortalecimento da organização e dos países amazônicos.
Por fim, Lula convidou o Peru a se juntar à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada pelo Brasil no âmbito do Grupo dos Vinte (G20), que está sendo presidido pelo governo brasileiro desde 1º de dezembro de 2023.
O G20 é um fórum destinado a discutir problemas de cooperação econômica e financeira global. O G20 reúne as maiores economias desenvolvidas e em desenvolvimento, cujo produto interno bruto (PIB) conjunto equivale a 85% do PIB global.
Além da União Europeia e da União Africana, integram o G20: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil