O presidente também destacou os resultados de sua recente viagem à Ásia e mencionou o potencial de cooperação entre a América Latina e o Sudeste Asiático.
Segundo Lula, Sheinbaum demonstrou interesse em cooperar com o Brasil na produção de etanol, para atender à crescente demanda interna, e em adotar programas sociais de combate à fome e à pobreza inspirados em iniciativas brasileiras. A mandatária também confirmou que a ministra Alicia Barcenas representará o México na COP30, que será realizada em Belém (PA).
Lula e Sheinbaum destacaram o bom momento das relações entre Brasil e México e manifestaram a intenção de realizar um encontro presencial em breve.
Em meio ao tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, Brasil e México estreitaram relações em um encontro em agosto, liderado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento visando a cooperação na área da saúde, no desenvolvimento, na produção de vacinas e na parceria nos setores de agropecuária e biocombustíveis.
No ano passado o México foi o sétimo principal destino das exportações brasileiras. Para Brasília, a balança comercial fechou positiva no período. Ao todo, os negócios entre os países totalizaram US$ 13,6 bilhões (R$ 73,21 bilhões).
Fonte: sputniknewsbrasil
 
				






