Lula e Barroso organizam jantar para ministros do STF e Flávio Dino


lula barroso organizam jantar para ministros stf dino

Via @uolnoticias | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou todos os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) para jantar na próxima terça-feira (19). O presidente da corte, Luís Roberto Barroso, ofereceu a casa dele para a confraternização. Também estará presente o ministro da Justiça, Flávio Dino, que tomará posse como integrante do tribunal em fevereiro.

Agendado com o objetivo de celebrar o fim do ano, o evento também servirá para tratar de temas caros ao governo Lula que aguardam julgamento no STF – entre eles, o julgamento sobre as restrições impostas a nomeações de políticos para cargos de comando em estatais. O voto de Dino será fundamental para definir o caso.

Outro tema que pode ser debatido são os dois vetos de Lula derrubados ontem (14) pelo Congresso Nacional, sobre o marco temporal e a desoneração da folha de pagamentos para vários setores da economia. Esses casos podem ser alvo de recurso ao STF, se o governo avaliar que tem chance de vitória.

Também deve ser incluída nas conversas a crise institucional instalada entre o STF e o Congresso Nacional. Ao longo do ano, parlamentares reclamaram que o tribunal estaria se intrometendo em assuntos de competência do Legislativo – como aborto, drogas e demarcações de terras indígenas.

O jantar servirá para o estreitamento dos laços entre ministros do STF e Lula. Hoje, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Barroso são os principais interlocutores do presidente na corte.

Consultados em caráter reservado pela coluna, ministros do Supremo afirmaram que não sabem de nenhum outro convidado para o jantar, a não ser Lula e os integrantes do tribunal. A expectativa é que os ministros compareçam em peso, mas as presenças ainda não foram confirmadas oficialmente.

Carolina Brígido
Fonte: @uolnoticias

Anteriores Secretaria de Agricultura visita Consulado da China em São Paulo para alavancar relação bilateral no Agro
Próxima Ucrânia impulsiona exportações de grãos pelo porto de Constanta, na Romênia