Lula defende fim do conflito na Ucrânia e deseja que Putin recupere ‘direito de andar pelo mundo’


Além disso, ele também declarou que deseja que o presidente russo, Vladimir Putin, volte a conquistar “o direito de andar pelo mundo”.
Essas declarações foram dadas em uma entrevista do chefe do Executivo brasileiro à CNN Internacional. Lula disse que não é bom para a democracia ter um país como a Rússia isolado do mundo.
O presidente russo, Vladimir Putin, e a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, Dilma Rousseff, durante sua reunião à margem da 16ª cúpula do BRICS em Kazan, Rússia, 22 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2024

“O que eu acho é que nós precisamos trabalhar para que essa guerra acabe de uma vez por todas e o Putin volte a conquistar o direito de forma civilizada de andar no mundo e participar dos eventos”, complementou o líder brasileiro.
O Brasil ocupa a presidência do G20 desde 1º de dezembro de 2023. A cúpula de chefes de Estado, no Rio de Janeiro, será realizada nos próximos dias 18 e 19 de novembro.
O governo brasileiro vinha trabalhando para tornar possível a visita do presidente Putin à cúpula do G20 em meio a um “mandado de prisão” do Tribunal Penal Internacional (TPI).
O Brasil enviou um documento à Comissão de Direito Internacional da ONU com argumentos legais a favor da visita de Putin, apesar do mandado do TPI. A intenção do governo brasileiro era desenvolver disposições sobre imunidade para chefes de Estado, a fim de garantir que os mesmos não fossem processados durante visitas internacionais.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cúpula Virtual Extraordinária do BRICS, em 11 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.06.2024

O TPI emitiu em março de 2023 um mandado de prisão para Putin e a comissária russa para os direitos da criança, Maria Lvova-Belova, pela suposta “deportação ilegal” de crianças ucranianas para a Rússia. A Rússia, por sua vez, disse que suas vidas estavam em risco, enquanto o porta-voz presidencial, Dmitry Peskov, disse que Moscou não reconhecia a decisão do tribunal.
Estabelecido em 2002, o TPI só tem jurisdição sobre Estados que assinaram o Estatuto de Roma, o que não foi o caso da Rússia, dos Estados Unidos, de Israel, China, Iraque e outros países.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores NOAA mostra chuvas abaixo da média em áreas do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso nos próximos sete dias
Próxima Inflação para famílias com renda mais baixa sobe 0,61% em outubro