Lula criticou Jair ao relembrar a posse presidencial de 2023, quando o ex-mandatário não compareceu ao evento em Brasília para passar a faixa ao ex-líder sindical.
“O cara que tentou dar o golpe para não dar posse para mim, não teve coragem de me esperar, fugiu como rato foge. Fugiu. […] Agora fez a bobagem que fez, mandou o filho dele sair de deputado federal e ir para Washington pedir para que o presidente [Donald] Trump intervenha no Brasil. É uma vergonha.”
Como comparação, Lula citou o período em que foi investigado por corrupção na operação Lava Jato. Nas palavras do petista, realizaram operações nas casas de familiares dele e, embora não tivessem encontrado nada, ainda assim foi preso.
“Tinha gente que me mandava ir para o exterior, ir para embaixadas. Eu dizia: ‘Um cara que não morreu de fome até os cinco anos e sobreviveu não vai correr, não. Eu vou provar a minha inocência’.”
Sobre o tarifaço anunciado por Donald Trump sobre o Brasil, que começa a valer em 1º de agosto, Lula alegou que o presidente dos Estados Unidos não deseja negociar. O líder brasileiro ainda relembrou um trecho da carta enviada pelo homólogo norte-americano, no qual cita uma suposta “caças às bruxas” do Judiciário a Bolsonaro.
“[Trump] Acredita em bruxa? Alguém aqui acredita em bruxa para ter caça às bruxas? Ele mandou uma carta pedindo para pararem de perseguir o Bolsonaro. Um desaforo desrespeitoso com o Brasil e a Justiça brasileira.”
Governo anuncia R$ 1,1 bilhão em investimentos
Além das falas sobre Bolsonaro e Trump, Lula anunciou o investimento de R$ 1,1 bilhão na construção de 249 escolas para as populações indígenas e quilombolas, além de 22 obras emergenciais nos territórios Yanomami e Ye’kwana.
A agenda do presidente no Vale do Jequitinhonha fez parte do 1º Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste, iniciativa que busca fortalecer políticas públicas voltadas às comunidades quilombolas, com foco em uma pedagogia própria e inclusiva.
“Reconhecer os saberes do povo da região e reconhecer o valor dos indígenas, quilombolas, homens e mulheres que trabalham de sol a sol para construir a própria vida, essa cidade e a região”, explicou Lula.
Fonte: sputniknewsbrasil