Lula cobra volta do Salão do Automóvel e Anfavea responde: “Vai acontecer”


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou nesta sexta-feira (12) da inauguração da nova sede da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em São Paulo (SP). Durante seu discurso no evento, cobrou a volta do Salão do Automóvel, que acontecia bienalmente na cidade e deixou de ser realizado após a edição de 2018.

“Diante de tudo que está acontecendo e o governo está fazendo, tenho um pedido a vocês: retomem o Salão do Automóvel. Vocês não têm noção do quanto é importante e o quanto de visitantes pode trazer” apelou o presidente.

Em entrevista coletiva concedida logo após a cerimônia, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, concordou com a cobrança e reafirmou que o Salão do Automóvel “vai voltar a acontecer” entre o fim de 2024 e começo de 2025. Restaria apenas alinhar detalhes sobre o evento.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

“O presidente tem razão na sua fala. Mas vai acontecer. Estamos negociando para que aconteça já no fim deste ano ou no começo do próximo, a depender da logística. Mas é um evento importante para um país que quer exportar carros a outros mercados”, disse Lima Leite.

Segundo o representante da associação, o mais provável é que o Salão do Automóvel volte a ocorrer no Anhembi, espaço da Zona Norte de São Paulo que sediou mais de uma dezena de edições do evento, mas que havia sido substituído pelo São Paulo Expo, na Zona Sul da cidade, em suas últimas edições (2016 e 2018).

A ideia é que o evento inclua experiência com test-drive e permita a venda de veículos para o consumidor, algo que não era possibilitado antes e se tornou um entrave para as fabricantes. Os investimentos de cada uma delas para participar da feira eram milionários, sem possibilidade de retorno direto.

“Vai ser tudo definido junto com a Fenabrave [Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores]. Mas vai ser um evento focado no produto. Com menos pirotecnia e mais foco nos produtos”, finalizou o executivo.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Justiça nega indenização por acidente de trabalho e determina que ex-funcionário pague R$ 40 mil
Próxima EUA e Venezuela se reuniram secretamente no México para negociar sanções e eleição, diz mídia