“O que nós estamos fazendo aqui hoje é recuperar uma relação verdadeira entre o Estado brasileiro e os povos indígenas do nosso país. Por isso recriamos o Conselho Nacional dos Povos Indígenas […]”, declarou o presidente na cerimônia, que foi transmitida em sua conta na plataforma X (antigo Twitter).
Ao todo foram demarcados dez territórios desde o início do governo Lula. Mas a promessa feita no ano passado às lideranças indígenas era que 14 terras seriam demarcadas até o fim de 2023. Lula justificou a demora nas demarcações alegando empecilhos burocráticos e legais.
Sei que vocês estão apreensivos e esperavam a demarcação de seis terras indígenas. Mas agora só anunciamos duas. E estou sendo verdadeiro com vocês. Algumas dessas terras que faltam estão ocupadas ou por fazendeiros ou por camponeses. Não podemos chegar sem dar uma alternativa a…
— Lula (@LulaOficial) April 18, 2024
As terras indígenas que ainda aguardam demarcação são: Potiguara de Monte-Mor, na Paraíba; Xukuru-Kariri, em Alagoas; Morro dos Cavalos e Toldo Imbu, em Santa Catarina.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil