López Obrador sobre pedido para Zelensky falar no Congresso: ‘Se querem fazer propaganda, não afeta’


25317385

Questionado sobre o pedido de um representante do Congresso ucraniano ao presidente da Câmara dos Deputados mexicana, Santiago Creel, para que o presidente Vladimir Zelensky transmitisse uma mensagem, o presidente mexicano afirmou que essa decisão cabe ao Legislativo.
“Isso é assunto do Poder Legislativo, não tenho nenhum problema que o presidente da Ucrânia, o presidente da Rússia, o presidente da China e qualquer presidente possam falar”, disse.
No entanto, lembrou que seu país tem uma política externa que estabelece o princípio da não intervenção e da solução pacífica de divergências. Além disso, destacou que se “querem fazer propaganda”, isso não afeta em nada o povo mexicano.
“Se eles querem informar, bem, fazer propaganda, também não afeta em nada. Ontem eu estava falando sobre o nível de maturidade política do nosso povo, aqui as pessoas não engolem nenhum prato de mentira por mais bem cozido que esteja”, afirmou.
Durante sua entrevista coletiva no Palácio Nacional, o presidente mexicano acrescentou que seu governo mantém uma posição neutra diante do conflito no Leste Europeu.
“Não queremos nos envolver, é neutralidade”, disse López Obrador depois de falar sobre o acordo entre México e Rússia sobre cooperação na exploração e uso do espaço sideral para fins pacíficos, que reiterou não ter propósito de espionagem.
O chanceler do México, Marcelo Ebrard, discursa na Assembleia Geral da ONU. Nova York, 22 de setembro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2022

Anteriores Britney Spears diz que pai exibia corpo dela durante banhos para enfermeiros
Próxima F1: Marko fala sobre chegada de Nyck de Vries na AlphaTauri