Com um trabalho inovador de sustentabilidade, a Lonil transforma pneus que seriam descartados, em peças úteis para automóveis e máquinas agrícolas. Confira!
Com a crescente preocupação com a sustentabilidade, a reciclagem se tornou uma alternativa importante para reduzir a quantidade de resíduos tóxicos no meio ambiente. E é nesse contexto que surge o trabalho de aproveitamento de pneus usados realizado pela empresa, transformando um material que antes seria descartado em peças úteis para diversas finalidades.
Inovação e sustentabilidade
Com 33 anos de existência, a Lonil Borrachas é uma empresa genuinamente mato-grossense que se destaca no mercado automotivo devido aos seus diferenciais de atendimento e inovações. A empresa tem uma visão de negócios voltada para a sustentabilidade, pois, além de reciclar pneus e transformá-los em novos produtos, ela também atua na fabricação de peças de alta qualidade para suspensão de veículos e máquinas agrícolas.
Aproveitando ao máximo os materiais extraídos dos pneus velhos, a empresa fabrica buchas e peças para a construção de coxins para motor e câmbio, além de trabalhar com a suspensão de máquinas agrícolas, caminhões e linha leve. E tudo isso a partir da matéria-prima retirada de pneus de tratores, aviões e empilhadeiras que seriam descartados.
Como sabemos, os pneus de automóveis são compostos por vários materiais tóxicos, como borracha sintética, óleos e compostos químicos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. Quando os pneus são descartados de forma inadequada, seja em aterros sanitários ou na natureza, essas substâncias tóxicas podem contaminar o solo e a água, além de liberar gases tóxicos para a atmosfera. Por isso, é de extrema importância retirar os pneus velhos da natureza e destiná-los corretamente para reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a saúde da população.
A reciclagem de pneus usados é uma prática sustentável que pode ser realizada por meio de diferentes processos, como a recauchutagem, a produção de asfalto-borracha, a fabricação de solados de sapato e até mesmo a geração de energia. E neste processo, a Lonil acabou inovando ao destinar essa matéria prima descartada na transformação em peças para suspensão de automóveis e máquinas. Por ano, são retirados da natureza um volume de aproximadamente 300 toneladas de pneus velhos. Um alívio para meio ambiente e para a nossa saúde física e financeira.
Em entrevista ao Agronews, o Gerente de Operações Isaías Dias explica que praticamente toda a carcaça do pneu é aproveitada, resultando em um excelente trabalho de reciclagem. E não é só isso, as peças produzidas possuem uma durabilidade de 3 a 4 anos, o que é uma excelente opção para aqueles que buscam custo-benefício, já que as peças tem um valor menor que as originais e até certo ponto com maior durabilidade.
“Atualmente, conseguimos suspender a manutenção de veículos por até três ou quatro anos sem problemas. Isso significa que um veículo de dois anos de uso pode ficar sem precisar de manutenção graças à qualidade das peças que utilizamos, que são similares às originais. Além disso, o custo-benefício é muito vantajoso, já que é mais barato colocar o valor da peça e a mão de obra em relação a outras opções disponíveis no mercado.“, diz Isaías.
Diferencias
Além disso, a empresa se destaca pela habilidade em fabricar peças que, muitas vezes, são difíceis de encontrar no mercado ou que demoram a chegar. Com a matéria-prima de pneus, é possível produzir peças mais resistentes e duráveis do que as originais. E tudo isso com garantia de alinhamento e qualidade.
Outra grande inovação da Lonil é o seu processo de fabricação. A empresa possui um parque industrial moderno e utiliza tecnologia de ponta para transformar pneus usados em novos produtos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a redução do impacto ambiental. Esse processo de reciclagem também permite que a empresa ofereça preços competitivos e uma ótima relação custo-benefício aos seus clientes.
E no caso do setor de agronegócios, o grande obstáculo de tempo (por boa parte das peças serem importadas) na manutenção de máquinas agrícolas é resolvido rapidamente com a disponibilidade das peças recicladas. Como informa o gerente, as peças fabricadas pela Lonil estão sempre disponíveis para compra e isso acelera o processo de manutenção.
“Nossa empresa também faz mão de obra de instalação e manutenção. Mas oferecemos ainda a opção do cliente levar a própria peça, como no caso de buchas de bandeja, estabilizadores e coxins do motor. Assim, se o cliente tiver um mecânico de confiança que prefere utilizar suas próprias peças, isso é possível. Porém, caso não seja necessário, podemos fornecer a peça e fazer a mão de obra aqui mesmo em nossa oficina. Realizamos orçamentos com rapidez e eficiência e, em alguns casos, o cliente pode levar o veículo em até 24 horas.“, esclarece Isaías.
Sobre a Lonil Borrachas
Como vimos, a Lonil veio para ficar e pretende ampliar seu trabalho de reciclagem de pneus em outras regiões. Ao optar pelos produtos da Lonil Borrachas, os clientes não só estão adquirindo produtos de alta qualidade, mas também estão contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente. É por isso que essa empresa merece todo o nosso reconhecimento e apoio na sua importante missão de reciclar pneus e produzir peças de qualidade para o mercado automotivo e agrícola.
Para aqueles que estão interessados, a empresa está localizada na Rua Lúcio Frutuoso 51, bairro Alameda, em Várzea Grande-MT. E se você estiver em outros estados, a empresa também está presente em Araçatuba (SP) e Goiânia (GO), atendendo também os estados de Rondônia, Amazonas e Pará.
Telefones: 65 98111-0189 / 99974-5849 / 3685-0738
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®
Fonte: agronews