Logan e Sandero são renovados e hatch tem novidade que queríamos no Kardian


Nomes como Logan, Sandero e Sandero Stepway, ao menos no Brasil, ficaram no passado. ‘Saíram da vida para entrar na história’. Na Europa, contudo seguem à venda; e mais modernos do que nunca. Sob a bandeira da Dacia, divisão romena da Renault, os modelos acabam de ganhar visual atualizado, interior mais refinado e tecnologia inéditaque pode, inclusive, “inspirar” o nosso Kardian.

O Logan, que deixou o mercado local em 2024 após 17 anos, abandonou o perfil de sedã simples e racional para adotar postura mais sofisticada. O mesmo vale para Sandero e para o glorioso Stepway. O novo visual aproxima o trio do novo Duster, que ainda tem capítulos a escrever no Brasil, e até do Spring (irmão do Kwid E-Tech), com linhas mais limpas, grade dianteira renovada, assinatura de LED com um ‘T’ invertido sobre os faróis e lanternas traseiras com efeito pixelado.

Novas cores metálicas e calotas ou rodas de liga leve inéditas completam o desenho, que transmite maior sensação de largura e robustez para todos os modelos. O Stepway, por exemplo, reforça o apelo aventureiro com molduras das caixas de roda mais proeminentes e faixa escurecida que une as luzes traseiras.

Por dentro, o salto de qualidade do acabamento é evidente. Os painéis trazem, a depender da versão, revestimentos têxteis em azul ou com aparência de jeans, novos bancos e volante redesenhado. O trio também pode vir com carregador de smartphone por indução e central multimídia com tela de 10” sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, que dispensa fio (muito parecida com a do Kardian brasileiro).

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Na parte de segurança e conveniência, surgem recursos como pontos de ancoragem e suporte para celular, faróis automáticos, retrovisores com rebatimento elétrico e frenagem autônoma de emergência — padrão exigido pelas normas europeias mais recentes.

Sob o capô, a Dacia aposta em eficiência e diversidade. O Logan e o Sandero podem vir com motor 1.0 turbo de três cilindros, que gera 100 cv de potência, e câmbio manual de seis marchas, ou com o Eco-G 120, 1.2 turbo (gasolina e gás liquefeito de petróleo), acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.

A grande novidade no caso da família Sandero, porém, é o conjunto híbrido — que chega ao Stepway em 2026. Combina motor 1.8 a gasolina de 110 cv com dois elétricos (um de 50 cv e outro gerador/partida de alta tensão), e entrega potência máxima de 160 cv e 17,3 kgfm de torque. A bateria tem capacidade de 1,4 kWh. O câmbio automatizado privilegia a suavidade, e a operação busca reduzir consumo sem comprometer o desempenho.

Aqui no Brasil, bom lembrar, o Renault Kardian vem equipado com o motor é o 1.0 TCe turbo flex de 12 válvulas com injeção direta de combustível. São 120 cv de potência com gasolina e 125 cv com etanol, além de 22,4 kgfm de torque. Mesmo assim, o movimento de eletrificação da família Sandero na Europa nos faz pelo menos sonhar com um Kardian híbrido por aqui no futuro.

Vale dizer que a Renault já trabalha para ter veículos híbridos flex em nosso mercado. O primeiro a receber tal tecnologia deve ser o SUV Boreal. Isso num segundo momento, claro. O modelo será lançado este ano sem esta opção. A picape Niagara também pode ganhar variante eletrificada.

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Fonte: direitonews

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