Livro escrito por autista traz suas vivências sobre atuação em Vara de Crimes e Tóxicos de Sinop


A experiência de quatro anos como assessor jurídico na Vara Especializada em Crimes e Tóxicos de Sinop do doutorando em Ciências Jurídicas e Educação, Luiz Gustavo Anacleto, resultou em seu livro “Labirintos do Tráfico de Drogas e Organização Criminosa – memórias de um autor autista”, lançado este ano, pela Editora Dialética.

“Durante meu período como assessor de gabinete criminal, entre 2018 e 2022, imergi profundamente nas dores e desafios enfrentados, tanto pelos servidores quanto pelos advogados. Com essa experiência, iniciei a redação de um ‘livro manual’, uma obra que o mercado costuma apreciar”, afirma Anacleto.
Contudo, mesmo com todo apreço pelo estudo, Luiz Gustavo, diagnosticado em 2023 com Altas Habilidades e Transtorno do Espectro Autista (TEA), começou a enfrentar desafios emocionais. “Quanto mais eu escrevia, mais me afundava em um tédio maçante e desmotivador […] Esse diagnóstico proporcionou-me uma compreensão mais profunda de como minha mente opera, o que resultou em uma mudança drástica na forma como eu escrevia meu livro”, relata.

Assim, o livro, que inicialmente teria como foco um manual convencional sobre tráfico de drogas e a organização criminosa, passou a ter como pano de fundo as memórias do autor enquanto servidor e autista. “Passei a utilizar parábolas e a permitir-me uma liberdade acadêmica que me proporcionou alegria inédita na escrita de uma obra ‘não convencional’. Assim, após esse diagnóstico, busquei inspiração em literatos consagrados para revitalizar minha escrita e infundir vida à aridez do jargão jurídico. Em virtude do TEA, minha forma de comunicação com o mundo exigia dessa transformação radical”, comenta o autor.

Além de pesquisador, Luiz Gustavo Anacleto é professor de Matemática e de Direito, advogado e mestre em Criminologia Forense. Ele conta que, diferentemente do que a maioria das pessoas imagina, ser uma pessoa com altas habilidades não é tarefa fácil. “Minhas altas habilidades verbais trouxeram-me desafios ainda maiores, pois percebo o mundo através de interconexões variadas e complexas. Se não conseguir expressar essa visão única, sou tomado por uma profunda depressão. Dessa forma, encontrei uma válvula de escape ao começar a escrever sobre o mundo sob a perspectiva das memórias de um autista”.

Para trilhar com êxito sua jornada no mundo literário, o jurista conta com acompanhamento médico e neuropsicológico. Atualmente, Luiz Gustavo Anacleto está engajado na escrita de mais dois livros.
O livro “Labirintos do Tráfico de Drogas e Organização Criminosa – memórias de um autor autista” é indicado para profissionais da área jurídica, especialmente criminalistas, estudantes de Direito, e todos aqueles interessados em compreender as complexidades do tráfico de drogas e das organizações criminosas sob a ótica singular de um autor com Transtorno do Espectro Autista. A obra oferece uma perspectiva inédita e enriquecedora sobre a aplicação da lei, integrando elementos autobiográficos e acadêmicos.

O livro pode ser encontrado nas principais livrarias e está disponível para compra online através do site da Editora Dialética.

ASSESSORIA

Fonte: nortaomt

Anteriores Reunião da ONU com Talibã é alvo de protestos por excluir participação de mulheres
Próxima Taxas futuras de juros disparam em novo dia de críticas de Lula ao Banco Central