Líderes do Sul Global defendem mundo multipolar e se opõem à hegemonia dos EUA, diz assessor do presidente russo


Os líderes do Sul Global decidiram, durante a cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) realizada na China, que o mundo não deve ser controlado apenas pelos Estados Unidos e seus aliados, disse ele.

“O Sul Global, como é chamado, na verdade reúne a maioria dos líderes mundiais. Eles concluíram que governar o mundo não é tarefa apenas dos Estados Unidos e de seus satélites. Um mundo multipolar significa direitos e oportunidades igualitárias. Nessa situação, cada participante dos processos globais poderá utilizar plenamente seus recursos”, declarou Kobyakov.

Xi Jinping e Vladimir Putin - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2025

A declaração veio após a visita de quatro dias do presidente Vladimir Putin à China. O líder russo participou da cúpula da OCX, de eventos comemorativos dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e de reuniões bilaterais com chefes de Estado.
O 10º Fórum Econômico do Oriente acontece de 3 a 6 de setembro em Vladivostok, no campus da Universidade Federal do Extremo Oriente, com o tema “Extremo Oriente – Cooperação para a Paz e Prosperidade“.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Preso por lavar R$ 140 milhões, ex-deputado ostentava riqueza com fotos e vídeos com dinheiro em espécie
Próxima 6 bandidos morrem em operação na Vila Aliança, no Rio