Lideranças destacam atuação da AMM e parabenizam a instituição pelos 40 anos de história


Crédito: Divulgação da AMM

O alcance institucional e a representatividade política da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) foram amplamente destacadas por autoridades nacionais e estaduais, por ocasião do aniversário de 40 anos da Associação, celebrados nesta quinta-feira, 4 de maio. Considerada uma referência na luta pelo fortalecimento do municipalismo e pela autonomia dos entes municipais, a AMM se fortaleceu e se consolidou por sua representatividade e pela trajetória de lutas e vitórias.

A instituição atua na defesa dos municípios, liderando e participando de mobilizações para garantir avanços, e também na prestação de serviços técnicos às prefeituras, com publicações no Jornal Oficial, elaboração de projetos, assessoria jurídica, técnica, capacitação, comunicação, serviços de apoio, entre outras atividades.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Paulo Ziulkoski, que conheceu a  AMM em 1997, destacou a liderança da instituição e a participação dos gestores nas mobilizações nacionais. “Neste dia 4 de maio trago as congratulações dos 5.500 municípios brasileiros à AMM. Quero destacar o trabalho sempre muito eficiente e o acompanhamento em Brasília. Nesta oportunidade quero me congratular com todos os colaboradores, funcionários, mas principalmente com todos os prefeitos e prefeitas, na pessoa do presidente Neurilan, que é membro do nosso Conselho Político”, declarou.

O governador Mauro Mendes ressaltou a contribuição da AMM para o desenvolvimento do estado. “Parabenizamos pelos 40 anos de história. Muita coisa aconteceu nesse período, muitas contribuições foram dadas a todos os municípios mato-grossenses. Eu, que já fui prefeito de Cuiabá e hoje com muita honra ocupo a posição de governador do Estado, quero deixar os meus parabéns por mais essa data importante e desejar que nos próximos anos a AMM possa continuar contribuindo para o desenvolvimento de Mato Grosso, mas principalmente de todos os nossos municípios”, frisou.

A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Janaina Riva, destacou a parceria em diversos projetos no estado, onde a AMM trabalha com inclusão dos municípios menores, que têm maior problema financeiro e econômico. “A AMM hoje é uma parceira da Assembleia Legislativa, do governo do estado, do Tribunal de Contas, do Poder Judiciário e da população mato-grossense como um todo. Parabéns pelos 40 anos, parabéns especialmente ao presidente Neurilan. Os meus cumprimentos enquanto presidente da Assembleia em exercício e do deputado Eduardo Botelho que é o presidente da casa também. Que a AMM continue longínqua e profícua atendendo a todos os prefeitos e beneficiando toda a população mato-grossense”, declarou.

O senador Wellington Fagundes, vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Municipalismo, frisou o alcance nacional da AMM. “Quero cumprimentar a todos vocês pelo aniversário dessa grande instituição, uma das mais organizadas do Brasil, sob a gestão do presidente Neurilan. Temos lutado juntos com a Confederação Nacional dos Municípios para garantir mais conquistas para os municípios”, pontuou.

O deputado estadual e ex-governador Júlio Campos, que foi um dos incentivadores para a criação da AMM e doador do terreno para a construção da sede da entidade, relembrou alguns fatos históricos. “Em maio de 1983, quando governador do estado, tive o privilégio de ser o incentivador número um para a fundação da AMM. Ao presidente Neurilan e a toda sua diretoria, os meus cumprimentos e os votos de muitas felicidades para que o municipalismo de Mato Grosso seja mais forte e sempre coerente na luta pela emancipação política administrativa dessa entidade”, ressaltou.

O conselheiro do  Tribunal de Contas, Waldir Teis, ponderou sobre a representatividade  da Associação na defesa dos municípios.   “Os municípios se fortalecem mais quando estão representados por uma associação como é o caso da AMM. O fortalecimento da Associação junto aos municípios é o que faz com que muitos prefeitos consigam amenizar o seu sofrimento na gestão, porque muitos serviços a instituição tem condições de proporcionar para o município”, ponderou.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, agradeceu as manifestações das lideranças e reforçou a importância da parceria com os poderes constituídos e instituições para o fortalecimento dos municípios. “Nas últimas quatro décadas a AMM não trabalhou sozinha. O apoio de lideranças estaduais e nacionais foram fundamentais para  o fortalecimento da instituição, que conta com a parceria dos prefeitos. Nesta data histórica, agradecemos os ex-presidentes e todos aqueles que contribuíram para que a instituição chegasse até aqui, comemorando quatro décadas de um ótimo trabalho prestado aos municípios”, assinalou.

Histórico – Fundada em 4 de maio de 1983, a AMM surgiu da necessidade de se criar no estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo. O primeiro presidente foi o ex-prefeito de Cuiabá, Anildo Lima Barros (1983/1985), seguido por: Darcy Capistrano de Oliveira (1985/1987), de Diamantino; Fausto de Souza Faria (1987/1989), de Rondonópolis; Evaldo Jorge Leite (1989/1991), de Colíder; João Batista Rodrigues Alves (1991/1992), de Barão de Melgaço; Aparecido Briante (1992/1993), de São José do Rio Claro; Hélio Antunes Brandão Filho (1993/1995), de Jangada; Vilceu Marchetti (1995/1997), de Primavera do Leste; Jair Benedetti (1997/1999), de Comodoro; Érico Piana Pinto Pereira (1999/2000 – 2001/2002), de Primavera do Leste; Ezequiel Ângelo Fonseca (2003/2004), de Reserva do Cabaçal; José Aparecido dos Santos (2005/2006), de Nova Marilândia – Reeleito para o biênio (2007/2008); Pedro Ferreira de Souza (2009/2010), de Jauru; Meraldo Figueiredo Sá (2011/2012), de Acorizal; Valdecir Luiz Colle (2013/2014), de Juscimeira. Neurilan Fraga (2015/2016), de Nortelândia, reeleito para os biênios 2017/2018, 2019/2020 e para o triênio 2021/2023.

Fonte: amm

Anteriores Ministro: "O governador vem transformando Mato Grosso por meio da inclusão digital"
Próxima Governo de Mato Grosso assume controle acionário da Rota do Oeste e concessão da BR-163