‘Lidar só com a resposta sai mais caro’, diz Waldez Goés sobre desastres naturais (VÍDEO)


Realizado no Rio de Janeiro, o encontro do GT de Redução de Riscos de Desastres teve como objetivo reunir os países do G20 para debater estratégias e compartilhar experiências para prevenir e mitigar os riscos associados a desastres naturais, como as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul neste ano.
“Em regra, o Brasil não tem a cultura de lidar com risco, então nós estamos abrindo fortemente esse debate”, disse Goés a jornalistas na saída do evento. De acordo com o ministro, é preciso “discutir não só a resposta ao desastre, mas a iminência do risco, o nível que ele pode acontecer, e nos prepararmos melhor.”

“De maneira que a gente não lide só com a resposta ao desastre, mas a gente se antecipe também ao desastre, colocando melhor condição para aquela sociedade. Em regra, lidar só com a resposta sai mais caro para a sociedade.”

O ministro destacou ainda que o combate à desigualdade social é essencial na mitigação de riscos, uma vez que as áreas com maior risco ambiental também costumam ser aquelas onde a parcela mais vulnerável da população reside. “Abordar a desigualdade e a vulnerabilidade está no cerne da redução [de riscos].”
“Esses princípios devem nortear nossas ações, para assegurar que estejamos fortalecendo as comunidades mais vulneráveis, proporcionando-lhes a capacidade de enfrentar e superar a adversidade.”
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores F1: Estatísticas e curiosidades do GP da Bélgica 2024
Próxima Procon-MT realiza palestras sobre direitos básicos do consumidor em Jauru e Pontes e Lacerda