Os legisladores alemães votaram na quarta-feira (17) contra uma proposta da oposição que incluía a entrega de mísseis de cruzeiro de longo alcance Taurus à Ucrânia, informa o jornal norte-americano Politico.
Durante o voto final, 178 legisladores do Parlamento alemão votaram a favor da proposta, e 485 se pronunciaram contra.
Em entrevista à emissora pública ARD antes da votação, Marie-Agnes Strack-Zimmermann, presidente do Comitê de Defesa, criticou os democratas cristãos, de centro-direita, por usarem o que ela chamou de “tática partidária”, de ligar a proposta não vinculante do Taurus a um debate sobre o estado das Forças Armadas da Alemanha e, na prática, criar um voto negativo.
A decisão final depende agora de Olaf Scholz, presidente do Conselho Federal de Segurança e chanceler da Alemanha.
No passado, ele demonstrou oposição a legisladores com iniciativas semelhantes para o fornecimento de mísseis Taurus à Ucrânia.
Ao mesmo tempo, a França, o Reino Unido e os Estados Unidos têm enviado alguns sistemas de longo alcance semelhantes às mãos de Kiev, no caso deles os SCALP, Storm Shadow e Atacms, respetivamente.
Egor Cherniev, vice-diretor do Conselho de Segurança Nacional ucraniano, previu que haverá um novo voto sobre a questão até 22 de fevereiro.
Fonte: sputniknewsbrasil