Depois de apresentar os primeiros detalhes a respeito do cupê 459, a marca brasileira Lecar, do empresário Flávio Figueiredo Assis, revela os principais dados técnicos a respeito da picape Campo. Segundo projeto da fabricante, a caminhonete tem porte compacto e está sendo desenvolvida para brigar com Fiat Strada e Volkswagen Saveiro. A novidade chegará ao mercado em 2026 e, desde já, está sendo oferecida em pré-venda por R$ 159.300.
Assim como o 459, a versão apresentada agora está mais próxima do carro de produção e conta com modificações no design da dianteira, especialmente no para-choque. O público poderá conferir o modelo ao vivo na próxima edição da Fenasucro & Agrocana 2025, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de agosto em Sertãozinho (SP). O evento é promovido pela indústria de cana-de-açúcar e o uso do etanol é justamente uma das principais apostas da Lecar.
Apesar de ainda não ter a versão de produção final do carro e ou mesmo fábrica pronta, a Lecar promete iniciar as vendas da Campo e do 459 no Brasil em 2026. Em seu site, a marca aceita reservas por R$ 1.593 (1% do valor total). Sobre a fábrica, afirma que a unidade está em fase de construção na cidade de Sooretama (ES) e iniciará operações em agosto do ano que vem.
Recentemente, a marca abandonou a ideia inicial de construir carros elétricos para apostar todas as fichas em um sistema híbrido flex. O conjunto, que também equipará o 459, fará da Campo a primeira picape compacta híbrida do Brasil. No sistema, o conhecido propulsor 1.0 turbo flex da Horse (o mesmo usado por Renault Kardian e Nissan Kicks) virá associado a um powertrain elétrico.
A unidade a combustão, vale lembrar, funcionará apenas como gerador de energia e não tracionará diretamente as rodas. Este papel será desempenhado pelo motor elétrico de 165 cv e 26,3 kgfm, fornecido pela WEG e instalado no eixo traseiro.
A marca promete aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e garante que a Campo rodará até 1.000 km gastando apenas 30 litros de etanol. Ou seja, uma média de consumo de 33,3 km/l.
Ao todo, a Campo terá 4,50 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,60 m de altura, 2,70 m de entre-eixos e 20 centímetros de vão livre do solo. A caçamba mede 1,35 m de comprimento e tem espaço para 900 litros. Para efeito de comparação, a rival da Fiat possui 4,47 m de comprimento, 1,58 m de altura e 2,73 m de entre-eixos, além de vão livre de 23 cm.
A ficha técnica revela ainda freios a disco com ABS e EBD nas quatro rodas, estrutura do tipo monobloco e suspensão independente nas quatro rodas (ou seja, não terá o sistema de feixe de molas da rival Strada). A capacidade de carga é de 650 kg (mesmo padrão da concorrente na versão cabine dupla).
Na dianteira, a Campo terá o mesmo visual do 459, incluindo elementos como capô bem esculpido e conjunto de iluminação em LED. A diferença ficará por conta dos para-choques, que na picape terão desenho único e serão, segundo a marca, “indestrutíveis”. O material usado na confecção será diciclopentadieno (DCPD), considerado leve e altamente resistente.
As laterais serão limpas, exibindo maçanetas retráteis e rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado. A coluna C terá o nome da picape gravado em uma peça plástica, que fará as vezes de um santo-antônio integrado. Na traseira, as lanternas serão interligadas por uma faixa em LED que atravessará toda a tampa da caçamba.
A Lecar promete fazer da Campo uma das picapes mais completas da categoria e, desde já, confirma que o modelo terá seis airbags e pacote Adas compacto. A lista inclui recursos como sistema de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de frenagem de emergência, sistema de alerta de ponto cego, assistente de direção semi-autônoma, entre outros. Hoje, nenhum desses itens é oferecido pela concorrência.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews