Lecar 459: novo carro híbrido brasileiro tem motor de Kicks e chega em 2026


A marca nacional Lecar, do empresário Flávio Figueiredo Assis, está apresentando ao público uma versão mais realista do modelo 459, que será seu primeiro lançamento no Brasil. Projetado inicialmente para ser elétrico, o veículo passou por ajustes durante o desenvolvimento e chegará ao mercado agora como híbrido flex, combinando um motor a combustão fornecido pela Horse (o mesmo usado por Renault Kardian e Nissan Kicks) com um propulsor EV da WEG.

Além disso, o modelo recebeu modificações no design e apresenta, pela primeira vez, as linhas que estarão na versão de produção. Segundo Assis, o carro final mudará muito pouco em relação ao protótipo revelado agora, ganhando apenas ajustes pontuais.

A mudança foi necessária para adequar o projeto ao gosto do público, já que a proposta inicial não agradou tanto. As novas linhas são mais dinâmicas e guardam inspiração nos carros de outras marcas, como a Tesla.

Na dianteira, o 459 tem para-choque com formato retangular, faróis bem integrados e conjunto de iluminação em LED que, segundo a Lecar, “lembra uma onça pintada”. As laterais são limpas, exibindo maçanetas retráteis e rodas com acabamento diamantado. Já na traseira, destaque para o caimento do teto suave e para as lanternas integradas ocupando toda a largura do carro.

Nascido inicialmente para ser elétrico, o 459 chegará ao mercado agora como híbrido flex. A Lecar repensou a parte mecânica do projeto e decidiu apostar em um sistema que combina motores térmico e elétrico. Dessa forma, o conjunto terá o conhecido propulsor 1.0 turbo flex da Horse (o mesmo usado por Kardian e Kicks) associado a um powertrain EV.

A unidade a combustão, vale lembrar, funcionará apenas como gerador de energia e não tracionará diretamente as rodas. Este papel será desempenhado pelo motor elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm, fornecido pela WEG e instalado no eixo traseiro.

A marca promete aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e garante que o 459 rodará até 1.000 km gastando apenas 30 litros de etanol. Ou seja, uma média de consumo de 33,3 km/l.

No total, modelo terá 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,52 m de altura, distância entre-eixos de 2,70 m e porta-malas com capacidade para 530 litros. Entre os equipamentos, a Lecar promete o pacote Adas com sistema de permanência em faixa, controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência e sistema de alerta de pontos cegos.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Apesar de ainda não ter a versão de produção final do carro e ou mesmo fábrica pronta, que será no Espírito Santo, a Lecar promete iniciar as vendas do 459 no Brasil em 2026.

Em seu site, a marca já anuncia o modelo pelo preço de R$ 159.300 e aceita reservas por R$ 1.593 (10% do valor total). Em entrevista, o empresário afirmou que já recebeu mais de 4.500 pedidos, inclusive de clientes fora do Brasil.

Sobre a fábrica, Assis afirma que a unidade está em fase de construção na cidade de Sooretama (ES) e iniciará operações em agosto do ano que vem. Além do 459, o complexo abrigará a produção da picape Campo, derivada do mesmo projeto e equipada com o mesmo conjunto mecânico. A caminhonete tem porte compacto e promete brigar diretamente com a Fiat Strada, atual líder da categoria.

A picape pequena tem 4,50 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,60 m de altura, além de 2,70 m de entre-eixos. A caçamba tem 1,30 m de comprimento e espaço para 900 litros. O preço de R$ 159.300 é o mesmo do 459, assim como a garantia de três anos.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Advogada presidente da Comissão da OAB é pr3s4 após invadir casa e 4gr3dir três irmãs em MT
Próxima Fortes chuvas no RS deixam 2 mortes, 1 desaparecido e quase 3 mil desalojados; cinco cidades decretam emergência